Estação Mercado será revitalizada


A Estação Mercado será modernizada (Imagens: Divulgação/PMPA)

Carla Ruas

Até o final do ano a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) iniciará obras de revitalização da Estação Mercado, no centro da cidade. A reforma vai modernizar a estação e possibilitar o acesso de usuários portadores de deficiência física. A empresa também quer recuperar as áreas próximas, como a Praça Revolução Farroupilha e a avenida Borges de Medeiros.

O projeto foi apresentado na reunião do Conselho do Plano Diretor da terça-feira, 11 de outubro. A iniciativa faz parte de um conjunto de reformas nas 17 estações da linha, para cumprir a legislação de acessibilidade universal. Em Porto Alegre, a obra tem o apoio da Prefeitura e vai custar cerca de R$ 6 milhões.

O gerente do programa Viva o Centro, Glênio Vianna Bohrer, afirma que a operação é complexa e envolve oito secretarias do município. “O Trensurb quer promover uma renovação urbana para melhorar a imagem do próprio equipamento”, diz ele.

O arquiteto da Secretaria do Planejamento que é um bom negócio para a cidade. “A Prefeitura só vai pagar o asfaltamento da avenida Borges de Medeiros”, justifica Bohrer. A via terá seu traçado original recuperado, com abertura para a avenida Mauá.

Outra mudança do lado de fora da Estação Mercado ocorre na praça Revolução Farroupilha, que abriga a cobertura da estação em forma de disco. A cobertura,  de 1970, foi construída em um nível mais baixo para que ficasse em harmonia com a praça. “Mas hoje o buraco em volta é usado para atividades não desejáveis, como o consumo de drogas”.

A partir da revitalização planejada, a idéia é transformar a praça numa calçada de acesso para a estação. Pelo projeto ela ganha piso novo e uma iluminação mais eficiente. A central de gás e de ar condicionado que está no local, cercada por grades, será retirada. “É mais um elemento de obstrução visual”, observa Bohrer.


Os acessos terão uma cobertura moderna e transparente

Do outro lado da Borges de Medeiros, próximo ao Mercado Público, os acessos ganham uma cobertura moderna e transparente, para não tapar o mercado. Como a calçada deste lado é estreita, as paradas de ônibus serão transferidas para as redondezas. Segundo Bohrer,  os ônibus vão parar na rua que será criada com a abertura da avenida Borges de Medeiros para a avenida Mauá.

No lado de dentro da estação, serão ampliados os espaços comerciais e um novo corredor será construído para organizar os fluxos de embarque e desembarque. O acesso de pessoas com deficiência será facilitado com a construção de elevadores,  escada rolante e um sanitário especial.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *