Estudantes aprovam dois projetos no Deputado Por Um Dia

Estudantes de cinco escolas de diferentes municípios do Estado participaram da 49ª edição do Programa Deputado Por Um Dia, da Assembleia Legislativa do RS, nesta segunda-feira, 27/11. A Sessão Plenária do Estudante aprovou dois projetos: a valorização do Espaço Escolar e a criação do Dia do Apoio Emocional nas escolas da rede pública do RS.
A atividade é realizada desde 1999 pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, da ALRS. O objetivo é proporcionar a alunos das redes pública e privada, da 7ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a experiência de atuar como deputados, discutir e votar projetos de lei.
O evento teve início às 10h, com a cerimônia de abertura, no Salão Júlio de Castilhos. Às 14h, aconteceu a Sessão Plenária do Estudante, no Plenário 20 de Setembro, com discussão e votação de matérias, de autoria dos próprios estudantes.
A sessão foi presidida pela deputada Regina Becker Fortunati (REDE), que destacou a importância da presença do todos, como forma de participação de um processo de construção da cidadania, a partir de políticas sérias e honestas para o bem comum.
Cinco projeto foram apresentados
No período da Ordem do Dia, cinco projetos de lei foram apresentados e debatidos na tarde desta segunda-feira. Dois foram aprovados.

Valorização do Espaço Escolar e criação do Dia do Apoio Emocional foram os projetos aprovados / Evandro Oliveira / Divulgação

O projeto de Lei 8/2017, do Partido da renovação Estudantil Santanense (PRES), da Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo, de Santana do Livramento, instituindo o projeto de valorização do Espaço Escolar, foi aprovado com 28 votos favoráveis e 27 contrários.
O outro projeto aprovado foi o 10/2017, do Partido Marechal Floriano (PMF), do Colégio Estadual Marechal Floriano Peixoto, de Porto Alegre, instituindo o Dia do Apoio Emocional nas escolas da rede pública do RS, foi aprovado por 43 a 12.
O projeto de Lei 6/2017, do Partido da Juventude Democrática (PJD), da Escola de Educação Básica Frei Casimiro Zaffonato, do município de Ipê, propôs o Programa Política Também se Aprende na Escola, Formando Eleitores Conscientes, – nas escolas de ensino médio do RS. Ele foi rejeitado com 26 votos favoráveis e 29 contrários.
O projeto de Lei 7/2017, do Partido da Liderança Jovem (PLJ), do Instituto Estadual de Educação São João Batista, de Herval, instituindo o Acampamento Farroupilha nas escolas estaduais, como forma de resgate da cultura gaúcha, foi rejeitado com 27 votos favoráveis e 28 contrários.
O projeto de Lei 9/2017, do Partido Fernando Albino (PFA), da Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Albino da Rosa, de Santa Rosa, propondo a colocação de placas solares nas escolas da rede pública estadual, aplicando a energia sustentável, foi rejeitado, por 32 votos a 23.
Próxima edição já tem escolas definidas
Foram definidas, por sorteio, as cinco escolas que participarão da 50ª edição do Deputado Por Um Dia, a ser realizado em 2018: Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, de Santa Maria; Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar Rosa Cândido, de Fazenda Vila Nova; Escola Municipal de Ensino Fundamental Morada do Sol, de Campo Bom; Escola Municipal de Ensino Fundamental, Leonel Moura Brizola, de Ipê, e Escola Estadual de Ensino Médio Floriano Peixoto, do município de Engenho Velho.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *