Estudo prevê mais ciclones, temporais e inundações no RS

Um estudo que mostra os riscos mais relevantes associados a mudanças climáticas será apresentado na Virada Sustentável, hoje (31/3), pelo especialista de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Luiz Carlos Xavier.
Para o Rio Grande do Sul, os principais motivos de alerta são a intensificação da ocorrência de ciclones e tempestades extratropicais, inundações devido a chuvas intensas, aumento da incidência de raios e ondas de calor.
O estudo, elaborado com suporte da Consultoria ERM, foca nos riscos climáticos com potencial impacto às operações da Braskem no Brasil, nos Estados Unidos, México  e na Alemanha, mas Xavier aponta que toda a população das regiões analisadas está também exposta a esses riscos.
Por isso, os resultados, obtidos a partir de análise de dados INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e metodologia desenvolvida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) de São Paulo, serão comunicados a clientes, fornecedores e entes públicos com os quais a empresa se relaciona. Segundo Xavier, o efeito causado pelas emissões de gás carbônico têm uma duração de aproximadamente 100 anos:
“Os efeitos que já estamos sentindo hoje, em parte, são um reflexo do passado. As emissões atuais vão gerar consequências lá no futuro. Por isso é tão importante que a indústria e a sociedade discutam formas de reduzir a emissão de gás carbônico a partir de suas atividades e criem articulações para se preparar para esses riscos.”
Essas informações serão detalhadas por Xavier e por Adriana Melo, consultora da empresa que deu suporte aos estudos, durante a Virada Sustentável, no dia 31 de março, às 18h30, em um painel sobre mudanças climáticas na Casa de Cultura Mário Quintana.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *