Um estudo que mostra os riscos mais relevantes associados a mudanças climáticas será apresentado na Virada Sustentável, hoje (31/3), pelo especialista de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Luiz Carlos Xavier.
Para o Rio Grande do Sul, os principais motivos de alerta são a intensificação da ocorrência de ciclones e tempestades extratropicais, inundações devido a chuvas intensas, aumento da incidência de raios e ondas de calor.
O estudo, elaborado com suporte da Consultoria ERM, foca nos riscos climáticos com potencial impacto às operações da Braskem no Brasil, nos Estados Unidos, México e na Alemanha, mas Xavier aponta que toda a população das regiões analisadas está também exposta a esses riscos.
Por isso, os resultados, obtidos a partir de análise de dados INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e metodologia desenvolvida pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) de São Paulo, serão comunicados a clientes, fornecedores e entes públicos com os quais a empresa se relaciona. Segundo Xavier, o efeito causado pelas emissões de gás carbônico têm uma duração de aproximadamente 100 anos:
“Os efeitos que já estamos sentindo hoje, em parte, são um reflexo do passado. As emissões atuais vão gerar consequências lá no futuro. Por isso é tão importante que a indústria e a sociedade discutam formas de reduzir a emissão de gás carbônico a partir de suas atividades e criem articulações para se preparar para esses riscos.”
Essas informações serão detalhadas por Xavier e por Adriana Melo, consultora da empresa que deu suporte aos estudos, durante a Virada Sustentável, no dia 31 de março, às 18h30, em um painel sobre mudanças climáticas na Casa de Cultura Mário Quintana.
Estudo prevê mais ciclones, temporais e inundações no RS
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário