Cartazes sobre maio de 68 marcam o lançamento da UniLivre

Um evento nesta quinta-feira (18) marca a abertura de uma exposição de cartazes sobre Maio de 68 e o lançamento da programação da primeira edição da UniLivre, nova unidade da editora Armazém Digital.
A mostra é composta por vinte e cinco cartazes com temáticas variadas sobre política, economia, cultura, entre outros. Os cartazes, impressos originalmente em serigrafia, formato 48×33 cm, foram criados pelo Atelier Populaire da Escola de Belas Artes da Sorbonne (França), onde mais de 300 artistas se reuniam para elaborar coletivamente essas obras.
O evento de abertura será no Teatro do Instituto Histórico e Geográfico do RS a partir das 19h. Além dos cartazes, o evento contará com músicas e imagens que marcaram maio de 1968 no Brasil e no mundo. A exposição segue em cartaz até 8 de junho, com visitação de terça a sexta, das 14h às 18h.
Na mesma ocasião, será apresentada a programação da UniLivre, que inclui palestras, minicursos e oficinas que serão realizados bimestralmente, com o objetivo de proporcionar ao público em geral acesso a uma programação variada e diversificada, voltada para a discussão de temas e conteúdos que normalmente ficam restritos ao meio acadêmico.
Serviço:
Apresentação da programação da UniLivre e abertura da exposição de cartazes do Maio de 68
Dia 18 de Maio, quinta-feira, às 19h
Teatro do Instituto Histórico e Geográfico do RS (Rua Riachuelo 1317, 3º. andar – Centro Histórico)
Evento gratuito
Confira a programação completa da primeira edição da UniLivre:
 
25 de maio:
Maio de 68: a revolta dos estudantes e trabalhadores franceses
Palestra com o sociólogo Enno D. Liedke Fº.
As manifestações estudantis iniciadas em Nanterre e em Paris, na França, às quais logo se associaram trabalhadores de grandes empresas, que entraram em greve geral.
26 de maio:
Contexto mundial e o significado de 68
Palestra com o sociólogo Enno D. Liedke Fº.
Os eventos e movimentos político-ideológicos e socioculturais ocorridos ao redor do globo durante o ano de 1968 que alteraram profundamente o imaginário e o próprio cenário político-societário mundial.
28 de maio:
Produção de cartazes políticos
Oficina com o publicitário Francisco dos Santos
Inspirado no Atelier Populaire. Os fundamento do cartaz; princípios de composição; fundamentos de diagramação; os cartazes do Maio de 68; o contexto atual; e atividades práticas com a produção de cartazes políticos.
Exposição e reprodução dos cartazes produzidos pelos participantes.
31 de maio e 1º de junho
Fotoreportagem / Oficina com o repórter fotográfico Jorge de Aguiar
A linguagem e as técnicas da fotoreportagem desenvolvidas em atividades teóricas e práticas com o objetivo de estimular a produção de fotografias de grupos humanos, atividades culturais e do meio ambiente.
Saídas de campo para realização de pautas, exposição de fotos e produção de fotolivro dos participantes.
1º de junho:
As origens do 1º. de Maio no Brasil
Palestra com o historiador Carlos Fernando de Quadros
O surgimento da data e sua relação com as lutas operárias; as comemorações no Brasil; e as diferentes formas de celebração de acordo com a localidade e as entidades envolvidas.
2 de junho:
História das lutas dos operários gaúchos para construir suas organizações
Palestra com o historiador Guilherme Machado Nunes
O movimento operário gaúcho através de suas lutas e organizações desde o século XIX até a ditadura civil-militar.
13 a 20 de junho:
Literatura e História do ponto de vista dos/das historiadores/as
Minicurso com a historiadora Mara Rodrigues
Erico Verissimo e Moysés Vellinho: por uma identidade intelectual do Rio Grande do Sul; o lugar social da escrita da história; aproximações e distinções da escrita literária; e regionalismo (rural e urbano).
O acesso às palestras, ao minicurso e às oficinas serão feitas mediante inscrição e pagamento dos participantes. As vagas são limitadas. Inscrições e informações podem ser obtidas através do e-mail unilivre@armazemdigital.com.br.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *