Dia 21 de janeiro abre a exposição individual “Dores da Colômbia” de Fernando Botero no Centro Cultural Erico Veríssimo, no Centro de Porto Alegre.
A mostra, que segue em cartaz até 08 de março de 2012, reúne 67 obras doadas pelo artista colombiano Fernando Botero ao Museu Nacional da Colômbia entre 2004 e 2005.
“Sempre quis trazer essa coleção de volta ao Brasil. O conjunto dessa obra mostra como a arte pode denunciar a violência e propõe uma reflexão sobre a sociedade”, diz a produtora executiva da exposição, Denise Carvalho, responsável pelo retorno da mostra ao País. As pinturas de Botero já passaram com sucesso por Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
As seis aquarelas, 36 desenhos e 25 pinturas, que já percorreram várias cidades europeias e latino-americanas, mostram os abusos sofridos pelo povo colombiano como consequência da ação de grupos guerrilheiros, políticos e paramilitares.
A coordenadora do CCEV, Regina Ungaretti, destaca que a proposta é realizar em 2012 uma programação especial, começando por Botero, um artista de renome internacional e que possui trabalhos em várias partes do mundo.
O período foi escolhido pelo Centro Cultural visando uma exposição aos que estão em férias e os visitantes e turistas que vêm à capital nos meses de verão.
Embora retrate uma situação trágica de um período bem determinado, Botero criou as composições com pinceladas de cores vibrantes.
A mostra tem curadoria do próprio Museu Nacional da Colômbia, localizado em Bogotá. De acordo com a diretora do Museu, Maria Victoria Robayo, “Botero disse várias vezes que, apesar de não residir na Colômbia há mais de 40 anos, sente-se muito próximo de seu povo. Trata-se de um convite à reflexão sobre as circunstâncias dolorosas que violam os direitos humanos”.


Fernando Botero
Pintor e escultor colombiano nascido em Medellín, no ano de 1932, é um dos artistas mais prestigiados da América Latina e tem peças expostas nos mais importantes museus internacionais.
Entre as suas obras mais conhecidas estão as releituras bem-humoradas e satíricas de “O Casal Arnolfini”, de Jan van Eyck, e “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci. Em ambas, figuras humanas e animais são pintados de forma arredondada e estática. Esse padrão estético é a marca registrada do artista que através de sua arte, tornou-se o embaixador cultural da Colômbia pelo mundo. Botero é um dos artistas mais renomados latino americanos ainda vivo e atualmente, mora na França.
“Dores na Colômbia” | Porto Alegre:
Abertura: 20 de janeiro de 2012.
Visitação: 21 de janeiro a 08 de março de 2012.
Local: Centro Cultural Erico Veríssimo | Rua dos Andradas 1223, Porto Alegre – RS.
Dias:
De terça a sexta das 10 às 19h
Sábado das 11 às 18h
Entrada Gratuita
Exposição de Fernando Botero abre comemorações dos 10 anos do centro cultural Erico Verissimo
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário