
Naira Hofmeister
A Assembléia Geral que reuniu nesta terça-feira, 30 de outubro, os representantes da 22 regionais da FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – decidiu apoiar a governadora Yeda Crusius em seu Plano de Recuperação do Estado. Foram 18 votos favoráveis às medidas adotadas para diminuir o rombo no caixa estadual. A proposta de Yeda Crusius beneficia os municípios através do aumento de recursos do ICMS.
Apesar do apoio inicial, os prefeitos querem debater melhor 12 pontos do Plano, aos quais fazem ressalvas. “O mais importante é o aumento de óleo diesel, que significará um acréscimo de 16 centavos por litro”, sublinhou o presidente da entidade, Flavio Lammel.
Os repasses estaduais aos municípios são outro ponto controverso. Além de mais verbas para o transporte escolar e saúde, eles reivindicam uma divisão diferente da CPMF. “Conforme um projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT), seriam 23,5% para os municípios e 21,5% para os estados”, observou Lammel.
Um documento contendo as questões polêmicas será entregue à Yeda Crusius. “Queremos saber o seu posicionamento”, destacou Lammel. Caso a governadora não se manifeste antes da votação na Assembléia, os prefeitos esperam ganhar o apoio dos deputados. “Imagino que os prefeitos tenham algum poder para isso”, sentenciou o presidente da FAMURS.

Deixe um comentário