Naira Hofmeister
Serão 668 sessões de autógrafos na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, que perfazem um total de 713 títulos. Cerca de 1.600 autores estarão no evento – não apenas lançando novas obras, mas participando de debates e oficinas.
Frei Betto, intelectual e religioso que chegou a ocupar um cargo no governo Lula, autografa A Mosca Azul, da editora Rocco. Na obra, uma revisão da ascensão do PT ao poder vinculada à recente história da esquerda no Brasil e no mundo.
O autor Daniel Galera lança Mãos de cavalo, pela Companhia das Letras, um romance sobre memória, perda e culpa, que envolve três personagens aparentemente desconexos.
A Objetiva traz a Porto Alegre Nelson Motta, que autografa a ficção Ao som do mar e À luz do céu profundo. No efervescente Rio de Janeiro de 1960, a chegada de uma garota americana louca por futebol, carnaval e lança-perfume muda a vida do pacato Bairro Peixoto, pequena cidade encravada em Copacabana.
Outro jornalista, Fernando Morais, autografa Na Toca dos Leões – A história da W/Brasil. Nesta reportagem, o mundo da publicidade é mostrado sem maquiagem. De suas quase 500 páginas emergem sucessos, polêmicas, acusações de traições, segredos até agora guardados a sete chaves e dramas pessoais, como o seqüestro de Washington Olivetto, revivido em detalhes que permaneciam inéditos.
A Feira recebe ainda Caco Barcellos, que autografa O Abusado, da Record, narrativa que tem como protagonista Marcinho VP, ‘dono’ do Morro Santa Marta, e Carlos Dorneles, autor de Deus é inocente, a imprensa não, da Editora Globo.
Ivan Izquierdo lança Releituras do óbvio, pela editora da Unisinos. Na obra, o pensador argentino expressa sua opinião a respeito dos mais diversos assuntos, desde inquietações filosóficas a questões sobre memória; sua preocupação pela língua portuguesa, seu desprezo pelas ideologias e sua oposição a toda e qualquer guerra ou totalitarismo.
Veja os destaques de algumas editoras:
AGE
A AGE Editora terá 43 lançamentos. Na onda do filme What the bleep we really are?, Moacir Costa de Araújo Lima apresenta em seu livro Afinal, Quem Somos!, que traz respostas surpreendentes sobre o que é realidade; quanto dela percebemos; como aumentar nossa percepção e qual o grau de influência de nossa consciência nos acontecimentos. A editora também apresenta uma investigação dos aspectos mais salientes da obra de Erico Verissimo, vistos tanto sob a roupagem poética, como também sob a luz da retórica, apresentada por Fábio Lucas, em seu livro Ética e Estética de Erico Verisimo. Em Rapsódia em Berlim, Pedro Stiehl apresenta sete contos com histórias independentes. O autor divide a obra em narrativas urbanas, “perspectiva amorosa”, e rurais, “perspectiva gaúcha”.
L&PM
A editora protagoniza 17 sessões de autógrafos, entre elas, Nos Céus de Paris, obra do patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre, Alcy Cheuiche, cujo personagem principal é Santos Dumont, brasileiro que ficou conhecido mundialmente ao dar pela primeira vez a volta na Torre Eiffel com um dirigível. Seguindo a linha histórica, O crepúsculo da arrogância, de Sergio Faraco, relata a combinação de erros, pretensão, arrogância e desinformação que resultou na tragédia mais improvável do início do século XX: o naufrágio do Titanic. Ainda na lista de autores da casa, Cláudio Levitan, com Pimenta do reino em pó, e os campeões de vendas do ano passado Jose Antônio Pinheiro Machado, autor de Receitas da Família e Dr. Fernando Luchesse que participa com Fatos & Mitos sobre sua saúde.
Tomo Editorial
Encontros com o Professor: cultura brasileira em entrevista vol. 1, que documenta a série de entrevistas de Ruy Carlos Ostermann com 22 nomes da cultura gaúcha, entre eles, Luiz Antônio de Assis Brasil, Carlos Gerbase, Luís Augusto Fischer, Moacyr Scliar e Lya Luft. O volume dedicado à Platão, da série Filosofinhos, leva para a linguagem infantil o pensamento do grego, que foi discípulo de Sócrates.
Sulina
Comunicação Monoteísta, de Álvaro Larangeira, compara os discursos do Partido dos Trabalhadores e da Rede Brasil Sul. Segundo Larangeira, na aparência são incompatíveis, na essência, semelhantes e na pratica, complementares porque possuem visão de mundo monocórdia. Histórias passadas dentro de um táxi compõem Taxitramas, de Mauro Castro, condutor e, agora, escritor. Quem espera, no entanto, encontrar no livro um relato puro e simples do dia-a-dia de um taxista pode ter algumas surpresas. O escritor utiliza uma linguagem bem humorada e narra situações que vão do drama à comedia.
WS Editor
Quintana, poeta ou personagem? Um seria maior que o outro? Mario Quintana – uma vida para a poesia, de Luís Augusto Fischer e Sérgio Luís Fischer é um livro que aproxima o leitor do grande poeta, que terminou sua vida, consagrado entre os gaúchos. Mas o início da carreira, como narram os autores, foi duro e solitário. Quintana trabalhou como tradutor e jornalista e teve uma experiência militar na Revolução de 30.
A novela A História do Goleiro Inviolável, de Gabriel Neves Camargo, narra as estórias de um atacante fracassado e impotente sexual, decidido a se matar que acaba marcando o único gol que sofreu o goleiro inviolável. Dois homens que se confrontam, sem imaginar o quanto um depende do outro para realizar seu destino. Em Um Retrato a lápis, Cristina Foresti Piccoli, traz uma narrativa psiquiátrica cujo personagem principal é Michel, um homem que busca se encontrar e entender quem realmente é.
JÁ Editores
JÁ Editores faz sua maior participação na Feira do Livro de Porto Alegre, depois de cinco anos participando do evento. Além dos autógrafos de Kenny Braga, com INTER, Orgulho do Brasil, e de Maria do Carmo Campos e Martha Geralda Alves D’Azevedo, autoras de Protasio Alves e o seu Tempo, 1859-1933, a editora lança quatro novos títulos e reedita a obra Lanceiros Negros, de Geraldo Hasse e Guilherme Kolling, que teve a primeira edição esgotada.
O resgate da trajetória do jornalista Carlos Reverbel, realizado por Elmar Bones e Cláudia Laitano resultou em Carlos Reverbel – textos escolhidos, uma compilação de crônicas, reportagens, ensaios e três livros inteiros. Ayrton Centeno assina o primeiro volume da Coleção Vidas da editora, com a publicação do perfil de Henrique Luís Roessler, em Roessler – O Primeiro Ecopolítico. Geraldo Hasse também autografa Eucalipto – Histórias de um Imigrante Vegetal, que traça a trajetória da monocultura mais debatida nos últimos anos no Estado.
A professora de inglês Elisabeth Horn apresenta o livro-agenda, Inglês no seu dia-a-dia, em que para cada dia do ano há um provérbio em inglês e seu correspondente em português e uma regra de gramática. Também traz uma listagem de verbos irregulares e outra, de phrasal verbs (relação de expressões nas quais alguns verbos ganham significados diferentes quando combinados com preposições).
Feira do Livro é palco de 700 lançamentos
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário