Feira do Livro mantém bom público mas registra queda de 14% nas vendas

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) divulgou no final de tarde deste domingo, 19/11, o balanço de público e de vendas da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Foi registrada queda nas vendas de 14% em relação a 2016. Em dezenove dias, 1.4 milhão de pessoas frequentou o evento, segundo a Brigada Militar – mesmo número do ano passado. A divulgação aconteceu em coletiva de imprensa, apresentada pelo presidente Marco Cena, pela diretoria da CRL, pela coordenadora da Área Infantil e Juvenil e da Área Internacional Sônia Zanchetta e pela coordenadora da programação para público adulto Jussara Rodrigues no Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020, Praça da Alfândega – Porto Alegre/RS)
Programação para público adulto
Com um enfoque aprofundado na diversidade étnica e de orientação sexual, a programação para público adulto promoveu um amplo exercício de empatia e convivência em 331 eventos para um público de 19.168 pessoas com 665 participantes (escritores, palestrantes, convidados e mediadores). Crescimento notável em relação ao ano passado, quando o público contemplado ficou um pouco acima de 17 mil pessoas.
Sessões de autógrafos
Foram realizadas 739 sessões de autógrafos, entre obras individuais e coletivas. A sessão de autógrafos mais concorrida foi a de Monja Coen, no dia 11 de novembro.
Oficinas
Foram realizadas 25 oficinas, para um público de 457 pessoas.
Países Nórdicos
A região homenageada contribuiu com uma delegação de 11 nomes da Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia, além de chefes de estado e embaixadores. Saiba mais:bit.ly/paisesnordicos.
Estrutura
A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre contou com 91 expositores na Área Geral, 13 na Área Infantil e Juvenil, 5 na Área Internacional – além do estande da região homenageada, formada pelos Países Nórdicos. O evento teve uma área total de 7 mil metros quadrados, sendo 5 mil metros quadrados de área coberta.
Balcão de Informações
Foram realizados em torno de 20.500 atendimentos ao público pelo Balcão de Informações da Feira nos 19 dias de evento.
Área Infantil e Juvenil
Participaram dos encontros com autores, na Feira, 331 turmas de escolas de 23 municípios gaúchos e dois de Santa Catarina, com um total de 9.015 alunos, sem contar o público espontâneo. Entretanto, muitos professores deixaram de agendar suas turmas em função das greves da Rede Estadual de Ensino e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, enquanto outros, que as haviam agendado ainda no mês de agosto, cancelaram sua visita à Feira porque suas escolas aderiram às greves posteriormente. Contribuiu, ainda, para a queda de 22% registrada na participação de alunos nos encontros com autores (foram 11.589 em 2016), o fato de a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre ter diminuído a verba repassada às escolas municipais, para custear a visitação escolar à Feira.
Foram realizadas 631 atividades para público infantil e juvenil; incluindo 62 encontros com autores; 185 sessões de contação de histórias; 32 sessões de autógrafos e apresentações artísticas de escolas; 54 mesas-redondas, saraus, oficinas e atividades promovidas por editoras e entidades parceiras, e muitas outras.
Tecnologia
A 63ª Feira do Livro foi notadamente marcada pela tecnologia. O Game da Feira, desenvolvido sobre a plataforma da empresa finlandesa Seppo, registrou 200 participantes entre os dias 1º e 18 de novembro; foram premiados com livros o primeiro, segundo e terceiro lugares. O Espaço do Conhecimento Petrobras realizou 63 atividades relacionadas às novas tecnologias, desde debates sobre ciberfeminismo até apresentação de robótica. O Tour Virtual em 360º foi produzido pela empresa Acena360 e permite uma imersão total por entre as bancas de livros e espaços de eventos. O vídeo tem duração de 10 minutos e segue disponível aqui.
A 63ª Feira do Livro de Porto Alegre é uma realização da Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Patrocinadores máster: Braskem, BNDES, Zaffari. Banco Oficial da Feira: Banrisul. Seja Vero. Patrocínio Especial Encontros com o Livro: Santander Cultural. Patrocínio Especial Tenda de Pasárgada: SulGás. Patrocinador Especial da Praça de Alimentação: Dado Bier. Patrocinador Especial do Espaço do Conhecimento: Petrobras. Apoio Especial: Prefeitura de Porto Alegre. Financiamento: Pró-cultura RS, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Sobre a Feira do Livro de Porto Alegre
A Feira do Livro de Porto Alegre foi inaugurada em 1955 por incentivo do jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias, junto aos livreiros e editores da cidade. O evento é considerado referência no país por seu caráter democrático e pela consistência do trabalho que desenvolve na área da promoção da literatura e da formação de leitores. Realizada desde sua primeira edição na Praça da Alfândega, Centro Histórico da capital gaúcha, a Feira é dividida em Área Geral, Área Internacional e Área Infantil e Juvenil. Centenas de escritores, ilustradores, contadores de histórias e outros profissionais participam do evento, que conta com sessões de autógrafos, mesas-redondas, oficinas, palestras e programações artísticas, entre outras atividades. Alguns desses eventos são realizados no Memorial do Rio Grande do Sul, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.
Em 2006, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu a medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República, que a reconheceu como um dos mais importantes eventos culturais do Brasil. Um ano antes, havia sido declarada bem do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e, em 2010, foi o primeiro bem registrado, pela Prefeitura de Porto Alegre, como integrante do Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade.
A 63ª edição ocorreu de 1º a 19 de novembro de 2017 e, entre os destaques da programação, estiveram Conceição Evaristo, Otávio Jr., Daniel Munduruku, Sergio Vaz, Ondjaki, Ricardo Araújo Pereira, Rosana Rios, Mia Couto, Lobão, Gregorio Duvivier, Luis Fernando Verissimo, Luiz Felipe Pondé, Sam Bourcier e Manuel Filho, entre dezenas de outros convidados, além de uma delegação de doze autores dos países nórdicos, região homenageada pelo evento. Todas as atividades têm entrada gratuita.
Sobre a Câmara Rio-Grandense do Livro
A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por objetivo unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro. A entidade conta com mais de 140 de associados, entre editores, livreiros, distribuidores e outras instituições que se dedicam à produção, à comercialização e à difusão do livro, todas com sede ou filial no Rio Grande do Sul.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *