O Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre concluiu hoje a votação do projeto que institui o 20 de novembro como feriado municipal consagrado ao Dia da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade.
A data de 20 de novembro foi consolidada nesta segunda-feira, 23, com a derrubada da emenda que transformava o feriado em data móvel, no terceiro domingo de novembro. Os vereadores deram 28 votos contrários à emenda, 3 favoráveis e uma abstenção do vereador Idenir Cecchim (PMDB).
O projeto é do vereador Delegado Cleiton (PDT) e havia sido aprovado na última segunda-feira, 16. Entretanto, fora aprovada também uma emenda do vereador Mauro Pinheiro (PT), que tornava o feriado data móvel. O autor do projeto questionou a emenda e ela foi votada novamente.
No ano passado, o mesmo vereador havia apresentado projeto semelhante. Aprovado pelos vereadores, o projeto foi vetado pelo Prefeito José Fortunatti (sem partido). Em votação empatada, em março deste ano, o plenário manteve o veto.
Em 2003, projeto semelhante, apresentado pelo então vereador Haroldo de Souza, do PMDB, foi aprovado com 25 votos favoráveis e dois contrários, sendo sancionado pelo então prefeito João Verle (PT). A Lei nº 9.252 entrou em vigência no dia 3 de novembro do mesmo ano, mas o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre ingressou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade e os efeitos da Lei foram suspensos pelo Tribunal de Justiça.
Feriado da Consciência Negra será no 20 de novembro também em Porto Alegre
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário