Festival com grandes nomes exibe a robustez da cena de jazz de Porto Alegre

 
 
Numa época em que a cultura anda em baixa com o poder público, um gênero musical não muito popular- o jazz- dá sinais de resistência em Porto Alegre e outras cidades do interior gaúcho, como Canoas e Pelotas, sinalizando até um crescimento expressivo.
Exemplo disso é o número de músicos em atividade na capital gaúcha, o número crescente de casas noturnas que abrigam esse gênero musical e o aumento do público. É um universo que em eventos maiores movimenta a economia formal da capital, empregando dezenas de pessoas em áreas de serviço.
Grande estilo
foto jazz 1Um deles, o 3º Porto Alegre Jazz Festival, começou em grande estilo, com uma apresentação pública da Big Band Brothers Orchestra homenageando Hermeto Pascoal e tem prosseguimento nesse final de semana, com shows no  Barra Shopping Center. Confira a programação em www.poajazz.com.br
O mentor do 3º Poa Jazz Festival é o músico e produtor, Carlos Badia. Ele postou nas redes sociais o resultado do que a economia da cultura representa em termos de emprego de mão de obra. Dezenas de fotos de pessoas, entre motoristas, montadores, técnicos de som entre outros, envolvidos na montagem de palcos, camarins e demais dependências.
Hermeto na Redenção
O show na Redenção, dia 15 de janeiro, que abriu o festival, sob um sol inclemente, homenageou o músico brasileiro Hermeto Pascoal. Ele completou 80 anos em 2016  e fez os arranjos para as músicas executadas pela Brothers Orchestra.
A participação de Hermeto Pascoal no show foi um espetáculo à parte. Bem humorado, inicialmente lembrou a primeira vez que viu o apresentador de TV, Chachrinha, “montado num cavalo, num estúdio de rádio para apresentar um programa de turfe”. Depois, sentou-se junto ao teclado e pôs o público para cantar, improvisando com a voz.
Nos shows que darão, a partir da seta feira, prosseguimento ao evento, em ambiente fechado o clima será outro. Mas certamente com a excelência musical que tem caracterizada a cena jazzística de Porto Alegre.
 
 
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *