Fiergs lança programa para estimular inovação na indústria

Roadshow de Inovação Aberta é o nome de um programa que a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul vai lançar ainda em março.
O projeto envolve 14 parques científicos e tecnológicos e 31 incubadoras empresariais, mais a FIERGS e seus 115 sindicatos filiados, que representam cerca de 50 mil estabelecimentos industriais em todo Estado.
A iniciativa tem o objetivo de integrar o setor industrial e os ambientes de inovação gaúchos na defesa do crescimento econômico, na expansão dos negócios com geração de valor, de mais renda e emprego e de elevação da qualidade de vida.
“As startups podem apresentar soluções mais ágeis e com custos inferiores que os desenvolvidos nas próprias indústrias ou ainda trabalhar em conjunto com áreas de Pesquisa & Desenvolvimento das empresas”, indica o coordenador do Citec, Ricardo Felizzola.
“Mais do que apontar alternativas para os problemas, esses negócios inovadores podem criar novos modelos mais rentáveis e competitivos para o setor industrial”, complementa. Para Felizzola, nesse movimento de aproximação entre indústria e novos empreendimentos todos ganham.
Os Roadshows de Inovação de Aberta são eventos para geração de ideias, projetos ou produtos aplicados aos setores empresariais de cada região com o objetivo de propor soluções inovadoras que possam se tornar diferenciais competitivos.
A programação incluiu um evento de lançamento do projeto em março e ações regionais entre abril e junho em cinco cidades. As datas e locais serão definidos em breve.
Para cada região, já há alguns temas preferenciais pré-selecionados, que podem ser ampliados conforme a realidade observada por cada sindicato participante da iniciativa.
Em Porto Alegre, o foco deve estar nas indústrias de alimentos, química e de borracha.
Em Caxias do Sul, a temática estará relacionada aos segmentos de plástico, metalmecânico e de máquinas e equipamentos. Em Santa Cruz do Sul, a proposta é trabalhar com a agroindústria e o tabaco. Em São Leopoldo, as áreas prioritárias são de saúde e matérias elétricos. E, em Pelotas, o tema de destaque é a construção civil.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *