
O norte-americano Jason Reitman dirige Obrigado por fumar, que abre oficialmente o festival (Foto: Divulgação)
Naira Hofmeister
A partir de 4 de agosto, Porto Alegre irá conhecer 14 dos principais lançamentos da indústria cinematográfica mundial, na 3ª edição da Seleção de Filmes Bourbon Shopping. Durante uma semana, serão apresentados títulos inéditos no Brasil que tiveram destaque em festivais internacionais. As exibições acontecem em três locais: nos Bourbon Ipiranga e Country (em Porto Alegre) e na loja de São Leopoldo.
O festival é organizado pela Panda Filmes, que, ao lado dos representantes da Cia Zaffari, selecionou as obras que compõem a mostra. “Esse ano foi um desafio montar o programa, porque é um dos piores anos para o cinema, com poucas ofertas de qualidade”, criticou Beto Rodrigues, da Panda. Ainda assim, a maioria dos títulos da mostra já tem em seu currículo premiações importantes, como a Palma de Ouro (Cannes) e o Urso de Ouro (do Festival de Berlim).
A programação antecipa os lançamentos do próximo semestre e inclui produções de diferentes países. Entre eles, o grande vencedor do Festival de Cannes, A Criança, co-produção de França e Bélgica, dirigido por Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne que narra a vida de um casal que utiliza o filho recém-nascido para aplicar golpes.
O festival inicia na noite de quinta-feira, 3 de agosto, com a apresentação da comédia norte-americana Obrigado por fumar para convidados. A película, estrelada por Katie Holmes, Aaron Eckhart e William Macy é o primeiro longa de Jason Reitman. A partir da sexta-feira, 4 de agosto, o público poderá conferir títulos do Japão (Consumido pelo Ódio), da Bósnia (Em Segredo) ou do Irã (Ás cinco da tarde).
Cuba ambienta duas produções: A Cidade Perdida, que marca a estréia do ator Andy Garcia na direção e Soy Cuba, o Mamute Siberiano, que revisita um documentário clássico do cinema socialista. Também os argentinos marcam presença. “Hoje, é quase impossível realizar uma mostra de filmes internacionais excluindo os argentinos”, defende Rodrigues.
Os “hermanos” participam da mostra com quatro longas-metragens, entre eles, Aura, do diretor Fábian Bielinski, que morreu no final de junho. Bielinski foi um dos responsáveis pelo patamar qualitativo que o cinema argentino alcançou nos últimos anos, com a realização de Nove Rainhas, em 2000.
O diretor também lançou Ricardo Darín, uma das maiores estrelas das produções locais, que tem como marcos em sua carreira, Kamchatka, O Filho da Noiva, e o recente Clube da Lua. Além de Aura, estão na programação do festival O Buda, Buena Vida Delivery e Iluminados pelo Fogo, que ainda não recebeu propostas de distribuidoras nacionais, mesmo depois de vencer o Goya 2006 e levar também troféus em Havana e San Sebastian.
Do Brasil, apenas um representante: Dia de Festa, de Pablo Giorgieff e Toni Venturi, documentário que acompanha as ocupações do Movimento dos Sem-teto em construções abandonadas no Centro de São Paulo.
Os ingressos para a 3ª Seleção de Filmes Bourbon Shopping terão o mesmo valor das bilheterias praticadas normalmente em cada sala de cinema.

Deixe um comentário