Por Liège Copstein / Especial
Depois de várias escoriações e alguns sustos – é incrível o quanto um gatinho consegue espernear – os cinco pequenos felinos abandonados entre pedras de um condomínio no Partenon foram resgatados por voluntárias das ongs Sítio dos Bichos e Luz Animal.
Depois de uma inevitável passagem pela veterinária, incluindo duas injeções em cada bundinha, eles agora terão o que merecem. Tratamento digno, alimentação, saúde, carinho e disponibilidade para serem adotados por tutores responsáveis.
Como eles vieram do Partenon, os meninos se chamam Zeus (o pretinho) e Apolo (o siamês chocolate). As meninas se chamam Helena (a siamesa azul), Juno e Minerva (as tigrinhas). Têm 50 dias e terão castração a baixo custo garantida (e obrigatória para quem quiser levar uma destas fofuras para casa. Contatos para adoção: sitiodosbichos@gmail.com ou Ana@luzanimal.org
É muito mais do que os milhares de animais de rua de Porto Alegre podem sequer sonhar em receber, ainda que a comunidade de protetores de animais portoalegrense tenha comemorado a recente criação pela prefeitura da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos. Esse é um antigo projeto que promete contemplar os animais como indivíduos portadores de direitos, e não como pragas urbanas, enfoque dos sempre sinistros centros de controle de zoonoses.
Coordenado pelo vice-prefeito, José Fortunati, o grupo de trabalho é composto por representantes de 12 secretarias municipais relacionadas com o assunto. Segundo Fortunati, a partir de agora a cidade contará com um novo instrumento para desenvolver políticas públicas voltadas aos animais domésticos da cidade. “Vamos trabalhar de forma organizada e plural, realizando um amplo diálogo com a comunidade, para dar um salto de qualidade em termos de políticas públicas para animais”, destacou.
Bem, quanto aos cinco danadinhos do Partenon, as autoridades podem ficar descansadas. O voluntariado organizado já cuidou desses também.
Deixe um comentário