Fontana propõe Frente pelo Banrisul público na Câmara dos Deputados

O deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) está coletando assinaturas desde ontem (30/03) para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Banrisul Público na Câmara Federal.
Com isso, ele pretende promover ações de mobilização em defesa do Banrisul público e ampliar o debate sobre a importância da instituição para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, tornando. Fontana pretende discutir e tornar mais transparente as possíveis consequências sociais e econômicas, para a população e para a administração pública, da eventual privatização.
“O Banrisul é uma instituição com identidade histórica e cultural com a população gaúcha e profundamente ligada ao desenvolvimento do Estado, com grande alcance geográfico e capilaridade na maioria dos municípios do RS. Por meio do Banrisul, o Governo do Estado pode operar políticas públicas importantes que beneficiam milhares de pessoas, no meio urbano e rural. Trata-se de um banco sólido e lucrativo, com patrimônio líquido de R$ 6,7 bilhões, que teve lucro acumulado de R$ 643,5 milhões em 2016”, justifica Henrique Fontana no documento que pede apoio à criação da Frente.
O Banrisul está presente em 430 municípios, sendo que em 96 deles é a única instituição financeira.
A criação da Frente na Câmara Federal se soma à iniciativa da Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), que lançou o movimento no parlamento gaúcho e elaborou uma carta pública contra a venda do banco estatal.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *