Quem passa pela Praça da Alfândega nesta segunda-feira se depara com uma cena inusitada. A fonte A Samaritana, que está desativada, foi transformada em uma piscina de bolinhas. A intervenção chamada Piscina é do artista Sandro Ka e visa potencializar alguns espaços esquecidos e abandonados da cidade.
“É algo recorrente em Porto Alegre que as fontes sejam desativadas. Também é uma particularidade alguns monumentos andarem pela cidade. Por exemplo, a original dessa Samaritana foi instalada na frente da prefeitura, no Paço, depois de muito tempo, veio pra cá. E esta que está aqui agora não é nem a original, é uma réplica.”
Para realizar a intervenção, o artista encheu a fonte com 4.500 bolinhas plásticas coloridas. A iniciativa é parte de uma série de trabalhos que Sandro está desenvolvendo em uma pesquisa de mestrado em Artes Visuais na UFRGS.
Além de Piscina, o artista desenvolve um trabalho de colagem de lambs com texto “sorria, você está sendo abençoado”. Sandro planeja para breve uma outra intervenção, intitulada Monumento, que vai “reinaugurar” monumentos de Porto Alegre que estão incompletos, como bustos que foram retirados de seus pedestais. A ideia é usar o humor e a ironia para gerar questionamentos. “Mesmo que seja por essa via lúdica, da brincadeira, acaba sendo também uma proposta política, de questionar: qual o sentido disso? ”, explica Sandro Ka.
Fonte desativada vira piscina de bolinhas na Praça da Alfândega
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário