Fortunati anuncia saída do PDT: "vou seguir outros caminhos"

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, anunciou na manhã desta terça-feira (17) que vai se licenciar do PDT, partido ao qual é filiado desde que deixou o PT, em 2002.
O comunicado foi feito ao vivo, em uma entrevista conduzida pelo jornalista André Machado, no Jornal Gente da Rádio Bandeirantes.
A “gota d’água” – como o próprio prefeito definiu no ar – foi a derrubada de vetos do Executivo  aos projetos que preveem o gravame de áreas ocupadas de Porto Alegre como de Interesse Social e a determinação de que toda a frota de ônibus da Capital conte com ar condicionado – ambos ocorridos na sessão plenária de segunda-feira (16).
A saída do partido, entretanto, é uma ideia que vem sendo gestada há mais tempo, conforme o próprio prefeito explica em um artigo em seu blog. “É uma decisão que vem sendo amadurecida”, revela.
Há meses o prefeito vem mantendo um embate interno com outras lideranças do partido – à exemplo do recém-empossado senador Lasier Martins – com relação à sua sucessão no comando da Capital do Estado.
Fortunati já garantiu inúmeras vezes que apoiará seu vice, Sebatsião Melo, do PMDB. Mas uma corrente muito forte na legenda advoga pelo lançamento da candidatura própria em 2016.
Nova filiação fora do horizonte
Embora o prefeito tenha rechaçado a possibilidade de se filiar de imediato a outra sigla – o licenciamento não é, necessariamente, um afastamento definitivo do PDT – uma frase na entrevista ao Jornal Gente deixa claro o rompimento. “Tenho que buscar outros caminhos”, avaliou.
A decisão de Fortunati, que foi tomada na noite de segunda-feira, após o encerramento da sessão plenária na Câmara Municipal, foi comunicada inicialmente ao presidente estadual Pompeu de Mattos. “Hoje vou enviar uma correspondência formal também ao  presidente municipal Nereu D’Avila”, explicou.
Pompeu de Mattos convocou uma reunião da Executiva estadual para avaliar o pedido de Fortunati. Mas ela só ocorerrá na sexta-feira.
Presidente estadual dá razão ao prefeito
Também em entrevista ao Jornal Gente, da Band, o presidente estadual do PDT disse compreender as razões de Fortunati para pedir o licenciamento. “O PDT faltou efetivamente com dois votos”, admitiu.
Entretanto, destes dois votos – dos vereadores Delegado Cleiton e Dr. Thiago Duarte – Pompeu se disse surpreso apenas com a falta de fidelidade do primeiro. “Sobre Dr. Thiago já não há muita expectativa em torno dele, e o prefeito sabe disso”, lamentou Pompeu, remetendo às duras críticas feitas pelo vereador, que é médico de formação, nos últimos anos à gestão da Saúde na Capital.
A bancada do PDT na Câmara Municipal é composta por 5 vereadores. Além dos dois citados por Pompeu de Mattos, Marcio Bins Ely e Nereu D’Avila estavam ausentes do plenário na hora da decisão. Apenas o ex-secretário municipal da Copa, João Bosco Vaz, subscreveu a decisão de Fortunati.
Para o prefeito, a atuação dos colegas de partido no Legislativo é uma “esquizofrenia política”. “Sou um defensor ferrenho da independência dos poderes, algo fundamental para a consolidação do Estado Democrático de Direito. Agora não posso admitir que exista em diversos parlamentares uma esquizofrenia política tamanha, na qual se é ao mesmo tempo governo e oposição, cruzando esta fronteira por mera conveniência pessoal”, escreve em seu blog.
Decisão da Câmara vai para a Justiça
O prefeito José Fortunati anunciou ainda, que recorrerá na Justiça sobre a derrubada do veto sobre o gravame de ocupações como Áreas Especiais de Interesse Social (Aeis). “A partir de hoje, vou repensar completamente minha relação com a Câmara Municipal”, admitiu, sem descartar mudanças no secretariado.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Uma resposta para “Fortunati anuncia saída do PDT: "vou seguir outros caminhos"”

  1. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Eles podem fundar PDEEOT, ou melhor, o Partido dos Empresários E Outros Trambiques, com total apoio da rede Globo local que já conta com dois senadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *