Matheus Chaparini
Por sugestão do prefeito José Fortunati, os ônibus da capital terão a cor alterada conforme o estádio de futebol pelo qual passem.
Os ônibus da zona sul, região do Estádio Beira Rio, serão identificados pela cor vermelha, os da zona norte, que passam próximo à Arena, serão azuis.
Na prática, Fortunati inverteu as cores das empresas STS e Conorte, responsáveis pelas zonas sul e norte, respectivamente.
As linhas que atendem à zona leste continuam sendo identificadas pela cor verde e os ônibus da Carris seguem com a tradicional cor ocre.
A aparência dos ônibus de Porto Alegre deve ser modificada até abril. As cores de identificação, que hoje aparecem em uma listra lateral, passarão a ser predominantes nos coletivos.
A licitação do transporte público prevê ainda a implantação gradativa de ar condicionado nos veículos, que devem chegar a 25% até abril e a 100% da frota em dez anos.
Atualmente, cerca de 15% dos ônibus de Porto Alegre possuem ar condicionado.
A licitação, lançada no ano passado, foi a primeira da história de Porto Alegre.
Desde 1920, o transporte público era regulamentado apenas por decretos municipais. As empresas vencedoras foram as mesmas que já operam o serviço na capital.
A falta de transparência neste processo foi um dos fatores que desencadeou os protestos de 2013 em Porto Alegre, que depois se espalharam pelo país.
Entre as reivindicações dos manifestantes estavam o transporte 100% público, a abertura das planilhas que determinam o aumento anual da passagem e o passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados. O prefeito acena com o ar condicionado e troca as cores dos ônibus para grenalizar o assunto.
Fortunati grenaliza o transporte público na capital
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário