Dias 27 e 28 de janeiro, acontece na Casa de Cultura Mário Quintana, a terceira edição do Fórum de Mídia Livre. O evento deve atrair profissionais da comunicação, blogueiros, usuários e criadores de softwares livres – que discutirão maneiras para uma maior apropriação tecnológica por parte da população, e como usarem a comunicação como ferramenta de democracia.
O encontro se dará juntamente com o espaço Conexões Globais, dedicado a oficinas e práticas de comunicação com uso de internet, e que visa entender como ações globais de Cidadania podem ser conectadas através de mídias como a internet e redes sociais.
No Fórum de Mídia Livre o objetivo, segundo os organizadores, é uma construção de propostas estratégicas para a democratização da mídia, longe de um debate corporativo entre pequenos meios. Participarão organizações como Intervozes, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e Fórum Nacional pela Democratização da Mídia (FNDC), movimento Blog Prog (blogosfera progressista), além de publicações como Revista Fórum e Viração, entre outros.
Os encontros terão contribuições de palestrantes da América Latina e presenças vindas da primavera árabe – que farão uma ponte com o I Fórum de Mídia Livre no mundo afro-árabe, programado para este primeiro semestre.
A programação geral do III Fórum de Mídia, que está entre as atividades alternativas do Fórum Social Temático, poder ser conferida no site www.forumdemidialivre.org