A mostra “S:O.M – Olhar Musical”, nasce do encontro de dois artistas e grandes amigos que se reúnem em torno de um tema caro aos dois, a música. Com o desafio de dar materialidade a esta paixão abstrata, Marcos Monteiro e Pena Cabreira utilizam-se dos recursos figurativos que dominam: fotos e pinturas.
Segundo o material de divulgação, Marcos Monteiro capta, através de seus instantâneos rigorosamente enquadrados, a intimidade dos músicos, os momentos de profunda concentração e prazer que a arte proporciona aos que a executam com delicada obsessão. “A técnica educada e o olhar intuitivo de Marcos resultam em uma composição geométrica precisa que jamais trai a sua sensibilidade. Suas fotos são a combinação irretocável de beleza e emoção”, afirma o texto.
Forma de expressão

Pena Cabreira é um desenhista obstinado que tem na imprecisão a sua melhor forma de expressão. “Combinando técnica com intuição, ele busca na agilidade de execução uma espontaneidade que imprime na obra um resultado de forte carga emotiva. Suas releituras de instrumentistas trazem o frescor do momento da execução musical. Suas mãos representadas graficamente não existem na anatomia humana, mas possuem uma liberdade gráfica vital à composição. O traço ágil e original de Cabreira assimila o possível erro e o torna belo e necessário ao desenho”, explica o texto de divulgação.
Igualmente dinâmico é o modelo de comercialização das obras: além do formato convencional (entrega dos originais expostos após a mostra), as reproduções (impressão fine art – qualidade museológica) em papel artístico e tiragem limitada, serão vendidas, autografadas e entregues presencialmente. Este modelo permite a aquisição imediata de peças de alta qualidade técnica em um valor bem mais acessível.
SERVIÇO
Serviço: S:O.M. (Série:Olhar Musical)
Quando: terça-feira (19), às 19h. Visitação de 21 de setembro a 21 de outubro
Local: Sala O Arquipélago, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na Rua dos Andradas, 1223, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Deixe um comentário