Fundação Ecarta celebra 12 anos com lançamento de novo site

A Fundação Ecarta completou 12 anos de atividades ininterruptas no dia 29 de abril, e nesta sexta-feira (05), e celebra a data apresentando seu novo site, principal meio de divulgação da intensa programação.

São cinco projetos consolidados: Cultura Doadora, Conversa de Professor, Galeria Ecarta, Núcleo Cultural do Vinho e Ecarta Musical. Além destes projetos permanentes, a Fundação está somando duas novas iniciativas: Ecarta Apoia e Ecarta Anfitriã, ambos para fortalecer a cena artística local.
De acordo com o presidente, Marcos Fuhr, a pluralidade é a principal característica da Ecarta. “A programação segue ativa e tem intuito de valorizar artistas, professores, o vinho e sua cultura local e estrangeira, além da doação de órgãos e tecidos, que é tão importante”, completa.
Ecarta é a abreviatura para Educação, Cultura, Arte, Recreação, Tecnologia e Assistência. A fundação foi instituída pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro), que continua sendo seu principal mantenedor.
Além das atividades na casa da avenida João Pessoa, 943, na esquina com a rua Lopo Gonçalves e de frente para o parque da Redenção, várias incursões são promovidas também pelo interior do Estado.
Nesta sexta-feira (5), é a abertura da mostra Fala. É uma mostra política. Reúne trabalhos de 13 artistas plásticos que manifestam “a incredulidade, a inquietação, a tristeza, a falência, o descontentamento, a impotência, o lamento, a raiva, a ira – e mesmo uma certa incompreensão – frente à crise política e institucional que coloca em cheque a democracia no Brasil”. 
Saiba um pouco mais da programação de cada projeto:
GALERIA ECARTA – exposições em arte contemporânea na própria Galeria, em Porto Alegre, e no interior do estado, com direção artística de Leo Felipe.
Maio | Porto Alegre
Dia 5 – abertura da mostra Fala, com curadoria de Gabriela Motta e Fernanda Albuquerque. Reúne obras em fotografia, pintura, vídeo, cartaz e instalação de 13 artistas. Haverá coquetel a partir das 19h e a visitação vai até 11 de junho
Dia 16 – oficina O que você ouviu?  Ouvindo política / Políticas da escuta com o coletivo de arte sonora política, Ultra-red, das 16 às 19h.
Maio | Santa Maria
Dia 18 – abertura da exposição Acervo compulsório, às 17h, na Sala Angelita Stefani, no campus da Unifra. A mostra vai reunir fotografia, colagem, pintura, objeto, escultura, livro de artista, pôster, vídeo, performance e instalação de Alexandre Navarro Moreira, Avalanche, Chico Machado, Fabiana Faleiros, Flávia Felipe, Giancarlo Lorenci, Giovanni Mad, KVHR, Letícia Lopes, Máfia Líquida, Manuela Eichner, Nelson Rosa, Nervo Óptico, Rafael RG, Traplev. A visitação vai 16 de junho.
CONVERSA DE PROFESSOR – atividades com entrada franca, realizadas em Porto Alegre e interior. São voltadas para a qualificação do trabalho do professor em sala de aula. O projeto tem se dedicado ao eixo infância, com ênfase para a educação infantil, com produção de Glaci Borges. Além das cidades listadas abaixo, Rolante receberá encontros.
Camaquã – os encontros acontecerão no Sesc.
Junho
Dia 19 – O brincar e o desenvolvimento moral infantil, com a professora Patrícia Kebach
Julho
Dia 7 – Educação emocional em sala de aula, com o educador físico Jader do Amaral
Agosto
Dia 16 – Crianças inquietas em sala de aula – Lidando com TDAH no dia a dia da escola, com a psicóloga Vânia Franke
Osório – os encontros acontecerão na Casa de Cultura José do Patrocínio.
Julho
Dia 24 – O brincar e o desenvolvimento moral infantil, com a professora Patrícia Kebach
Dia 25 – A escola como espaço de vida compartilhada, com a pedagoga Queila Vasconcelos
Dia 26 – Educação emocional em sala de aula com o educador físico Jader do Amaral
Riozinho – os encontros ocorrerão no Centro do Idoso.
Maio
Dia 30 – O brincar e o desenvolvimento moral infantil, com a professora Patrícia Kebach
Junho
Dia 27 – A educação e o processo de inclusão da criança com deficiência mental com a especialista em Psicopedagogia Ângela da Rosa

Agosto
Dia 22 – Crianças inquietas em sala de aula – Lidando com TDAH no dia a dia da escola, com a psicóloga Vânia Franke

Jaguarão – os encontros acontecerão na Biblioteca Municipal Pública Oscar Furtado de Azambuja
Agosto
Dia 21 – O sentido do brincar e do brinquedo, com a brinquedista Rosane Romanini

Dia 22 – A educação e o processo de inclusão da criança com deficiência mental com a especialista em Psicopedagogia Ângela da Rosa
Dia 23 – Práticas pedagógicas na educação infantil, com a pedagoga Queila Vasconcelos 

CULTURA DOADORA – encontros em grande parte nas escolas e universidades gaúchas, além de formação em doação de órgãos e tecidos. O projeto também tem a coordenação de Glaci Borges.
Maio
Dia 6 – Palestra para professores na escola Professor Sylvio Torres, em Porto alegre
Dia 11 – Palestra na Semana da Enfermagem, da Cesuca, em Cachoeirinha
Dia 19 – Palestra para professores e estudantes da escola Doutor Oswaldo Aranha, em Porto Alegre
Ecarta Musical – espetáculos em Porto Alegre e no interior, como em Novo Hamburgo, com produção de Elenice Zaltron.
Maio, em Porto Alegre
Dia 13 – Medula com o show Forças, de André Brasil, Carlos Ferreira, Isabel Nogueira, Isadora Nocchi Martins, Luciano Zanatta, Nikolas Gomes e Ricardo De Carli
Dia 27 – Bianca Obino com o show Artesã Traduzida
Junho, em Porto Alegre
Dia 10 – Instrumental Picumã com Paulinho Goulart, Matheus Alves, Texo Cabral, Miguel Tejera e Bruno Coleho no show Instrumental Picumã
Dia 24 – Arthur de Faria com o show Arthur de Faria Solo
Julho, em Porto Alegre
Dia 8 – Luciano Maia  com o show Luciano Maia Solo
Dia 22 – Rosana Marques e Luiz Mauro Filho com o show Simplesmente Elis
Cultura Itinerante, em Novo Hamburgo, com shows na Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Junho
Dia 24 – Luana Pacheco (música francesa)
Setembro
Dia 16 – Alabê Öni com Richard Serraria, Mimmo Ferreira, Pingo Borel e Tuti Rodrigues (resgate dos tambores e manifestações de raiz africana do Rio Grande do Sul)
NÚCLEO CULTURAL DO VINHO – encontros sobre tudo o que envolve a cultura do vinho com convidados locais e estrangeiros. A coordenação é da enóloga Maria Amelia Duarte Flores.
Maio
Dia 17 – encontro com o sommelier e responsável pela Ventisquero no Brasil, Eduardo Cravo, sobre o potencial dos vinhos do Vale de Colchagua, Maipo e Casablanca, no Chile. Linhas das vinícolas e dicas de viagem serão abordados, além de degustação de cinco vinhos. O encontro inicia às 19h30.
http://www.ecarta.org.br 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *