Nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 18h30 no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa gaúcha, será apresentado um painel histórico sobre as fundações e demais órgãos em vias de serem extintos diante da reforma do estado proposta no pacote do governo Sartori.
O Futuro do RS: Fundamentos e Fundações terá participarão de representantes das fundações, da Corag, do Semapi entre outras entidades. Entre os componentes das mesas, confirmadas as presenças significativas do filósofo e professor João Carlos Brum Torres e do economista e professor Claudio Accurso. A iniciativa é do Coletivo ProsperArte
A nota que está circulando nas redes sociais diz que desde sua apresentação, ao final de 2016, o conjunto de projetos de lei (pacote Sartori 2016) levado pelo Piratini à Assembléia Legislativa provoca estarrecimento em diferentes segmentos da sociedade. “Nota-se a absoluta falta de democracia na formulação, apresentação, aprovação e execução dos projetos, com ausência de diálogo e excesso de truculência. Nota-se também a inconsistência das medidas e seu impacto nefasto para a história do RS. Manifestações, carta aberta, artigos em jornal e tentativas de contato direto com o governo não surtem efeito. Em vista disto, e da ameaça que impende sobre nosso destino histórico, cresce a mobilização e a urgência de se realizar toda a pressão possível para evitar que se consume iniciativa nefasta do governo estadual.”
PROGRAMAÇÃO (em aberto)
Recepção e credenciamento: 18h30 – 18h50
Saudação musical: 18h50-19h
Abertura – 19h-19h10: apresentação do evento e sua dinâmica (FM)
Mesa 1, coordenação de Carla Ferreira.
Painel 1 – 19h15-20h15 – documentação: as fundações, sua identidade, histórico, realizações, incidências na sociedade e na economia do RS, consequências do pacote. 5 minutos por instituição, apresentadas em ordem alfabética, as fundações e demais órgãos de estado (estatais) atingidos pelo pacote.
Mesa 2, coordenação de Luís Augusto Fischer
Painel 2 – 20h20-21h análise: ponderação histórica sobre a função social das fundações, seu potencial e valor. Claudio Accurso, Diego Mizette Oliz (SENGE) João Carlos Brum Torres, Pedro Cezar Dutra Fonseca e Lúcia Carpena.
Mesa 3, coordenação de Antonio Villeroyy
Painel 3 – 21h05-21h40 – alternativas para a crise, com André Scherer (FEE), Carlos de Martini (AFOCEFE) e Josué Martins (Auditor do TCE).
Tribuna livre, coordenação Jacqueline Custódio – 21h40-22h
Encerramento, com leitura de documento manifesto (Zoravia Bettiol)
Futuro do RS e das Fundações em debate na Assembleia Legislativa nesta quinta
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário