Garagem subterrânea na Redenção já tem proposta

Quatro propostas para  construção de garagens subterrâneas em Porto Alegre estão em análise  pela prefeitura. Um dos locais pré-definidos é o Estádio Ramiro Souto, no Parque da Redenção.

É  uma idéia antiga, que já teve até um pré-projeto: a garagem, embaixo do estádio, teria entrada pela Osvaldo Aranha e saída pela Venâncio Aires, passando por baixo do Pronto Socorro. Ganhou força com a reforma do auditório Araújo Viana, cuja reinauguração está prevista para 2012. Estima-se que em noite   de espetáculo, o auditório, que será o maior do Estado, com capacidade para 3 mil pessoas, vai atrair pelo menos 800 carros para um local onde já é quase impossível estacionar.
Em reunião pública no auditório da EPTC, em meados de outubro,  os empreendedores interessados apresentaram os documentos que estão em análise por uma comissão municipal.
As empresas interessadas são: Betapar e Estapar Estacionamentos, Sotil e Andraus, Conpasul Construção e Serviços (Grupo Bertin) e Multipark. A  indicação das áreas nos bairros Centro Histórico e Bom Fim pode ser estendida para outros locais, com base nas sugestões técnicas apresentadas pelos empreendedores.
A consulta pública é a primeira etapa para verificar a viabilidade técnica e econômica do projeto. De acordo o coordenador da comissão e do Gabinete de Assuntos Especiais do município (GAE), Edemar Tutikian, em até 45 dias serão concluídas a análise dos estudos e a elaboração do termo de referência para a licitação.
A equipe poderá selecionar um ou mais estudos, que sustentarão a elaboração do termo de referência. Os estudos aproveitados serão custeados  pela empresa vencedora da concessão para construir os estacionamentos. A comissão de avaliação é integrada por técnicos do município, representantes do Gabinete do Prefeito, das secretarias dos Transportes, da Fazenda e do Planejamento, do Gabinete de Planejamento Estratégico e da Procuradoria-Geral do Município.
Nesse cronograma, o edital estaria pronto para publicação cerca de 30 dias depois do término da avaliação.
Como o edital deverá estar pronto até o final do ano, as obras iniciariam no começo de 2012.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *