Rio Grande do Sul cria programa pioneiro para financiar apicultura

Por unanimidade (48 votos), foi aprovado pela Assembleia Legislativa o projeto do Executivo que dispõe sobre a Política Estadual para o Desenvolvimento e Expansão da Apicultura e Meliponicultura e institui o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura e Meliponicultura – Proamel.
Com isso, estão criadas as condições para que os 30 mil apicultores gaúchos possam reivindicar financiamentos para se estruturar como produtores, o que inclui a possibilidade de comprar a prazo os equipamentos, desde caixas até mecanismos de processamento do mel e de veículos para o transporte de seus materiais.
O projeto passou por várias mãos, mas nasceu na Secretaria da Agricultura e contou com a ajuda do professor Aroni Sattler da UFRGS e da Cooperativa de Apicultores do Pampa, com sede em São Gabriel.
“Com este projeto o Rio Grande passa a ser o primeiro estado do país com programa específico para desenvolvimento da cadeia produtora do mel”, disse o deputado Frederico Antunes (PP), lembrando que o Estado é o maior produtor brasileiro de mel, com produção de 10 a 12 mil toneladas/ano, das quais 60% são exportados.
Segundo o deputado Valdeci Oliveira (PT), o debate sobre o tema começou em Santiago a partir de um projeto de sua autoria, sobre o transporte da abelha sem ferrão.
No Rio Grande do Sul há 90 associações apícolas. As atividades ligadas às abelhas mobilizam cerca de 100 mil pessoas.
Na próxima semana, o agrônomo Nadilson Ferreira, coordenador da Câmara Setorial de Abelhas, Produtos e Serviços da Secretaria da Agricultura, deverá iniciar uma rodada de reuniões com bancos dispostos a participar do Proamel.
Em seguida, serão feitas reuniões em pólos agrícolas para levar informações aos apicultores sobre o Proamel.
Com a saída do secretário da Agricultura Ernani Polo (PP) para concorrer às eleições de outubro, o cargo passa a ser ocupado por Odacir Klein (PMDB), que já foi secretário da Agricultura por duas vezes.
Na Camara Setorial de Abelhas, está pendente de aprovação um documento a ser encaminhado ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) sobre controle de agrotóxicos, cujo uso abusivo representa o maior risco à criação de abelhas e à produção de mel.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *