Governo Sartori anuncia reorganização de turmas escolares

O secretário da Educação, Ronald Krummenaue, confirmou hoje à tarde durante coletiva no Palácio Piratini a reorganização de turmas escolares, com base em estudo que aponta a diminuição de 500 mil alunos na rede pública de ensino em 15 anos. Alegou também a falta de professores prevista já para o próximo ano, devido à aposentadoria.
“Estaríamos desperdiçando recursos se repuséssemos todas essas vagas. O secretário disse que as turmas não passarão o limite determinado pelo MEC, que é de 25 alunos por turma no primeiro grau e de cinquenta alunos na sala de aula, no segundo grau.
Há pouco mais de um mês no comando da pasta, Krummenaue admitiu que mudanças serão introduzidas no próximo semestre: “Se os resultados fossem bons, não teriam de mudar, como não são, vamos mudar algumas coisas”. Segundo ele, algumas escolas terão modificações na gestão escolar. Sem dar detalhes, o secretário revelou que planos pilotos serão realizados a partir de estudos já realizados.
O Cpers criticou a medida. Por meio de nota o Sindicato dos Professores salientou que as turmas muito grandes prejudicam o aprendizado e que o reagrupamento é uma desculpa para não contratar novos professores.
“Já faltam mais de 400 professores na rede estadual”, destacou o diretor do CPERS, Enio Manica.
No encontro esta tarde na sede do governo do Estado, José Ivo Sartori aproveitou para anunciar mais R$ 38,2 milhões para reformas em pelo menos 287 escolas, a serem executadas até o final de 2018. O recursos serão oriundos a partir de um contrato firmado com o Bird (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) ainda em 2016.
O Governador lembrou que R$ 40 milhões já haviam sido investidos no ano passado. “Com esses valores, foram concluídas 141 escolas e mais de cem ainda estão em andamento com esse recurso”, completou.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *