Gre-Nal da literatura na Feira do Livro

Naira Hofmeister
A partir das 17h30 dessa segunda-feira, 31 de outubro, gremistas e colorados farão um clássico diferente: ao invés da bola, a caneta. Não no campo, mas no papel, dois ilustres representantes das maiores torcidas de futebol do sul do país autografam seus livros na 52ª Feira do Livro de Porto Alegre. A rivalidade entra em campo e antecipa o confronto Gre-Nal pelo Brasileirão, que acontece no próximo domingo, em Porto Alegre.
Kenny Braga defende INTER, Orgulho do Brasil (JÁ Editores, 200 páginas R$ 24,00) e Luiz Zini Pires, 71 segundos – O Jogo de uma Vida (L&PM, 118 páginas, R$ 18,00). O colorado entra ‘em campo’ às 17h30, exatos 120 minutos antes do adversário tricolor.
Apesar da temática comum, as obras diferem entre si. Kenny Braga narra uma história que dura quase cem anos, atravessando os clássicos momentos do Internacional de Porto Alegre: as primeiras reuniões, nos idos de 1900, o time do Rolo Compressor na década de 40, a construção do Gigante da Beira Rio e a recente conquista da Copas Libertadores da América, em agosto desse ano. Kenny lista 25 perfis de joagdores, técnicos e dirigentes que marcaram a trajetória do clube, entre eles, Ildo Meneghetti, Tesourinha, Figueroa, Falcão, Rafael Sobis e Fernandão.
Já Zini Pires se atém aos minutos passados no Estádio dos Aflitos – nome que o próprio autor refere como profético –, na final da série B do Brasileiro de 2005. Na partida o Grêmio sagrou-se campeão e retornou ao grupo principal do futebol brasileiro, operando um milagre em campo. Os gremistas já estavam incrédulos quando, aso 60 minutos do segundo tempo – após paralisação e da expulsão de 4 jogadores – o meia Anderson marcou conduziu a bola do meio de campo até o lado esquerdo do gol adversário e marcou: 1 X 0.
Resta aos torcedores empunhar a bandeira, colocar o livro embaixo do braço e não esquecer o radinho, porque a mídia garante que não vai perder um lance do confronto.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *