Grupo de artistas de Porto Alegre homenageia o centenário da chilena Violeta Parra, no Memorial da AL

HIGINO BARROS
Artista chilena mais conhecida no Brasil, a compositora Violeta del Carmen Parra Sandoval, recebe uma grande homenagem em Porto Alegre nessa quarta-feira, 04, pelo centenário de seu nascimento ocorrido em outubro de 1917. Um grupo de artistas gaúchos, argentino e chileno faz show, no Memorial da Assembleia Legislativa, com entrada franca, na rua Duque de Caxias, 1029, às 18h, cantando suas composições, entre elas “Gracias la Vida”, Volver a los 17″ “Casamiento de Negros”, “Que pena siente el alma” e “Rin de Angelito”, entre outras.
O Rio Grande do Sul é um dos lugares com maior presença de chilenos no Brasil, grande parte deles vindo para cá, após o golpe militar que derrubou o presidente Salvador Allende, nos anos 1970. Muitos brasileiros também se refugiaram no Chile, depois do golpe militar no Brasil, em 1964.
As canções de Violeta Parra foram popularizadas em território brasileiro, a partir dos anos 1980, principalmente, através de gravações de Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda, além da argentina Mercedes Sosa. No sul, músicos locais desenvolveram trabalhos conjuntos com músicos chilenos, incorporando em seus repertórios composições de Violeta Parra e Victor Jara, principalmente.
Queremos mais?
O cantor e compositor Raul Ellwanger, um dos artistas que se apresentará na homenagem gaúcha escreveu sobre o evento:
“Poeta, compositora, letrista, pesquisadora, ativista cultural, artista plástica, feminista avant la lettre, política, independente, namoradeira, cozinheira, camponesa paupérrima, migrante econômica, mística socialista, de faca na bota, geratriz de um clã cultural – queremos mais?”.
Os artistas que fazem a homenagem à Violeta Parra são: Maria Luiza Benitez, Daniel Torres, Grupo Sikuris, Lota Moncada, Martin Coplas, Nora Blanchet, Raul Ellwanger e Matias Carlucci.
A iniciativa tem o apoio da presidência da Assembleia Legislativa, do Consulado Geral de Chile e a participação da comunidade chilena em Porto Alegre.
SERVIÇO
100 anos de Violeta.
Quarta-feira- dia 04 de outubro.
Memorial da Assembleia Legislativa.
Rua Duque de Caxias – 1029.
18 Horas.
Entrada franca.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *