Grupos de teatro terão de deixar o Hospital Psiquiátrico São Pedro

Vários grupos teatrais de Porto Alegre ensaiam e encenam desde a virada do século nos pavilhões desativados que no ano 2000 tornaram-se o Condomínio Cênico do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Agora terão de deixar os pavilhões, que serão devolvidos à Secretaria da Saúde. O secretário da Cultura, Victor Hugo, se comprometeu a ajudar no levantamento de espaços ociosos que possam acolher as atividades dos grupos de forma definitiva e a intermediar este processo. Os locais, entretanto, não foram anunciados. Uma nova reunião deve ser marcada para a próxima semana, para se discutir os possíveis espaços.
Há ainda outra questão envolvida. O Falos e Stercus, um dos grupos que compõem o Condomínio Cênico, teve uma apresentação cancelada em função da interdição do espaço pelos bombeiros na quinta-feira da semana passada (10/11). O secretário ofereceu o Multipalco como possibilidade para viabilizar a apresentação.

Secretário se comprometeu a colaborar na busca por um novo espaço / Matheus Chaparini
Secretário se comprometeu a colaborar na busca por um novo espaço / Matheus Chaparini

A estreia do espetáculo Mithos, que comemora os 25 de atividades do grupo, estava marcada para sábado (12/11). Na sexta-feira, os bombeiros interditaram os seis pavilhões históricos do São Pedro por falta de alvará e PPCI (Plano de  Prevenção e Proteção contra Incêndios). “O que é estranho para nós é que os bombeiros tenham interditado somente os seis pavilhões. Não existe PPCI de nada no hospital.”, contesta Marcelo Restori, diretor do Falos&Stercus.
Os integrantes do grupo foram surpreendidos pelos pavilhões interditados e com os cadeados trocados quando chegaram para preparar a apresentação. Houve uma discussão e o ator Frederico Restori chegou a registrar boletim de ocorrência contra Luiz Carlos Pinto Sobrinho, diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais do Estado, por agressão. A ação foi registrada em um vídeo publicado na internet.
Desde 2000, grupos de teatro utilizam os dois pavilhões como local de ensaio, é o chamado Condomínio Cênico São Pedro. Ocupam o espaço os grupos Caixa Preta, Falos & Stercus, Neelic, Oigalê e Povo da Rua. A interdição gerou protestos por parte dos grupos, que realizaram um ato em frente ao local no sábado, quando deveria acontecer a estreia do espetáculo Mithos.
Os pavilhões 5 e 6 já haviam sido cedidos para a pasta da Cultura na gestão passada. Em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde anunciou que cederia também os outros quatro pavilhões históricos do São Pedro para serem utilizados em atividades culturais.
Agora, a Secretaria mudou seu posicionamento e afirma que tem planos para os imóveis. Na última sexta feira a Saúde se posicionou contrária ao uso do espaço para qualquer espetáculo. De acordo com o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Francisco Bernd, a intenção é reformar o prédio e utilizá-lo para ações da própria pasta.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *