No dia 11 de Julho a Câmara de Vereadores de Porto Alegre e a Biblioteca Pública Estadual se unem ao Partenon Literário para marcar os 170 anos de nascimento da professora porto-alegrense Luciana de Abreu. Confira abaixo a programação:
8h30 – Abertura da exposição “Luciana de Abreu” na Câmara de Vereadores – São 12 banners demonstrando a época e o papel da primeira mulher a falar em público em Porto Alegre.
15h – Evento no Salão Mourisco, Biblioteca Pública Estadual, com palestra sobre Luciana de Abreu com a sócia partenonista Gerci Godoy e interpretação de discurso da homenageada por Marcela Bonifácio, 3ª prenda juvenil da 11ª Região Tradicionalista.
As atividades têm entrada franca.
A importância de Luciana de Abreu:
Nasceu em 1847, foi colocada na Roda dos Expostos da Santa Casa, formou-se no Instituto de Educação, foi professora e sua aula era a de maior frequência em Porto Alegre, casou, teve dois filhos e faleceu em 1880.
Foi membro do Partenon Literário onde realizou discursos de emancipação feminista, sendo a primeira mulher a falar em público na Província.
Divulgação: Benedito Saldanha – Presidente Partenon Literário

Deixe um comentário