Independência de artistas preserva a sexagenária procissão da Semana Santa no Morro da Cruz

Primeiro foram os festejos no Gasômetro no final de ano. Depois, o desfile oficial das Escolas de Samba. Agora, chegou a vez da tradicional Procissão da Semana Santa, no Morro da Cruz. Essa é a cronologia de eventos cancelados pela Prefeitura de Porto Alegre. Eles tinham suas despesas bancadas pelo município e na administração do prefeito Marchezan Júnior, do PSDB, esse dinheiro foi destinado à outras áreas.
O responsável pela encenação da cerimônia religiosa, o diretor Camilo de Lélis, preferiu não dar entrevista sobre a decisão da Secretaria Municipal da Cultura, que  acabou voltando atrás na decisão, endereçando à redação do JÁ, o texto abaixo:
“ESCLARECIMENTO sobre o formato do evento em 2018”
Esse ano não haverá a contratação de artistas consagrados de POA, que trabalham há mais de 20 anos nesse evento. Porém a 59 Via Sacra de Porto Alegre será realizada. Num trato de cavalheiros, entre o Secretário da Cultura do Município, Luciano Alabarse, e o diretor artístico do evento há 24 anos, Camilo de Lélis, acertou-se que a SMC entrará com apenas um palco, para a cena da crucificação, no alto do Morro da Cruz, e não haverá outros 4 palcos, nos quais a vida pública, sermões, milagres, tentações e os julgamentos de Cristo eram representados.
Sem receber cachê para isso, Camilo de Lélis, com alguns colegas da Cia. Face & Carretos, coordenará o movimento dos atores amadores, que irão representar os soldados romanos e os apóstolos de Jesus (Aldacir Oliboni), subindo o morro com a população de fiéis e turistas, na histórica procissão, que se espera contará com sua apresentação completa em 2019″.
SERVIÇO
Paixão de Cristo

Sexta-feira Santa – Início, 15h;
Local: Morro da Cruz – Bairro Partenon. Na Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março – Santuário São José do Murialdo.
Programação:
15h – Mensagem da Paixão  Santuário São José de Murialdo
15h30 – Bênção da Macela e início da encenação
16h30 – Procissão – início da caminhada pela rua Santo Alfredo
18h – Crucificação/ressurreição – Alto do Morro.
Trajeto– A procissão parte da rua Vidal de Negreiros, esquina com 1º de Março, segue pela 1º de Março até a rua Santo Alfredo, vira à direita seguindo pelo Santo Alfredo até o topo do morro.
Trânsito – No dia do evento, a rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da rua Saldanha da Gama para cima (primeira quadra a partir da avenida Bento Gonçalves) e a linha 344 – Santa Maria – a partir das 7h circula no sentido Centro-bairro pela rua Martins de Lima e, no sentido bairro-Centro, pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima. A rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da Rua 1º de Março para cima.

Transporte – Ônibus Santa Maria – Linha 344 – ponto final Centro, na avenida Salgado Filho, 122.
Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves – descer na Estação Cristiano Fischer. Mais opções de transporte para a região: T-9 – ponto final na rua Albion, em frente à Carris. T-2, T-4 e T-11 passam pela confluência da avenida Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *