Aedes: infestação de fêmeas caiu mas situação ainda é de alerta

Os dados da Secretaria Municipal da Saúde indicam que o  índice médio  de 0,31 da infestação de fêmeas adultas (Imfa) do inseto vetor da dengue, zika e chikungunya na Capital está na condição de alerta na primeira semana do ano em Porto Alegre. O anterior a este foi de 0,45 o que mostra uma redução no índice.
Este índice é dividido em satisfatório, moderado, alerta e crítico, de acordo com o número de fêmeas coletadas no total das armadilhas. Respectivamente, cada uma das faixas tem o seguinte intervalo de Imfa: satisfatório, 0 a 0,15; moderado, 0,15 a 0,30; alerta, 0,30 a 0,9; e crítico, Imfa superior a 0,9. A relação entre o Imfa e a classificação dos índices de infestação adotados pelo Ministério da Saúde é a seguinte: Imfa satisfatório – baixa infestação, Imfa moderado e alerta -média infestação; Imfa crítico – alta infestação.
O monitoramento é realizado através de  935 armadilhas espalhados em 31 bairros da cidade considerados como vulneráveis, onde ocorre a captura do mosquito adulto.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *