Na ânsia por manchetes negativas sobre a economia nacional, a imprensa não deu importância a um estudo do IPEA sobre o “Ressurgimento da Indústria Naval no Brasil (2000/2013). O estudo foi apresentado há uma semana na Marintec South America – 11ª Navalshore, no Rio de Janeiro, o principal evento da indústria naval e offshore da América Latina.
Mostra que há mais de uma década a industria naval brasileira cresce a quase 20% ao ano. (19,5% é o crescimento médio anual no período estudado). Nos 13 anos que o estudo abrange, os investimentos chegaram a R$ 150 bilhões, suficientes para consolidar o setor..
Os maiores investimentos decorrem de três programas coordenados pela Petrobras: o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), o Programa de Renovação e Expansão da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam) e o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), da subsidiária Transpetro.
A indústria naval brasileira entrou em declínio a partir de 1980, chegando a quase extinguir-se em 2000, quando empregava apenas 1.900 pessoas. A industria naval voltou a ter o tamanho da industria automobilística. Hoje ocupa 104 mil pessoas, 52 vezes mais do que em 2000. Mas isso não é notícia, porque contraria a tese de que o país está a caminho do caos. (G.H.)
Industria naval cresce 20% ao ano
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário