Será lançado hoje, às 18 horas, na 5ª Expoarroz, em Pelotas, a edição impressa do livro “Arroz no Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas”, de autoria do engenheiro químico Gilberto Amato, pesquisador da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), atualmente trabalhando como assessor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
Desde março disponível no site do Irga em formato de e-book, a obra divulga conhecimentos sobre o arroz, sua importância e benefícios para a saúde.
A obra foi inicialmente escrita na Itália, em espanhol, por Amato, como um capítulo para o livro “CBS21 – Cuba e Brasil no Século XXI”.
Depois de muitas pesquisas realizadas nos últimos seis anos, o engenheiro ampliou o assunto e lançou uma obra que aborda os tipos de arroz, suas características, história e a importância do cereal para uma alimentação saudável.
Para tanto, teve apoio da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), dos resultados de pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolvidas no laboratório de grãos Labgrão/FAEM/UFPel e dos mestres do Instituto de Agroquímica y Tecnología de Alimentos (IATA), da Espanha.
“Reunimos o conhecimento de tantas pessoas com o nosso e colocamos de uma forma, digamos assim, palatável para o leitor”, explica Amato.
Além da questão técnica, o livro também faz um debate sobre o envio de alimentos saudáveis para países necessitados. Amato comenta que é muito triste a situação de pessoas que passam fome. “No livro, eu também passo esse sentimento, de alguém que esteve no local, viu e sentiu como algumas pessoas vivem”, explica.
O autor defende na obra que, pelo fato do arroz ter a proteína mais nobre entre todos os cereais, o grão é o mais indicado para ser encaminhado para lugares em situação precária. “A síntese do livro é essa, levar a mensagem de distribuir de forma organizada um arroz de qualidade às pessoas necessitadas”, acrescenta.
Este é o 4º livro escrito por Amato na área. São eles: “Parboilização do Arroz no Brasil” (1991); “Arroz Parboilizado: tecnologia limpa, produto nobre” (2002); “A Parboilização do Arroz”; e “Arroz no Programa Mundial de Alimentação das Nações Unidas” (2017). O engenheiro é um dos poucos a ter escrito obras sobre parboilização e o único a escrever em outra língua. Entre os próximos lançamentos está “Arroz de A a Z”, um glossário de termos técnicos com mais de 500 verbetes.
IRGA lança versão impressa de livro sobre arroz no programa da ONU
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário