JÁ Editores lança sete obras na Feira do Livro


Pelo quinto ano consecutivo, a banca do JÁ Editores traz seleção de livros-reportagem e obras editadas pelo selo (Foto Arquivo JÁ Editores)

Naira Hofmeister

O JÁ Editores faz sua maior participação na Feira do Livro de Porto Alegre, depois de cinco anos participando do evento. Além da tradicional barraca com a melhor seleção de livros-reportagem da praça, o selo vai protagonizar sete sessões de autógrafos ao longo da Feira, que começa em 27 de outubro e segue até 12 de novembro.

Mantendo a característica essencial da editora, os lançamentos enfocam fatos históricos e seus personagens. JÁ Editores participa da 52ª Feira do Livro difundido a idéia de “informação com responsabilidade”.

O primeiro a autografar será Kenny Braga, o livro “INTER, Orgulho do Brasil”, na segunda-feira, 30 de outubro, às 17h30. Na antologia colorada, todos os títulos que o Internacional conquistou em sua trajetória, perfis de jogadores, dirigentes e técnicos que marcaram a história do clube. São nomes como o do patrono Ildo Meneghetti, o craque Tesourinha, até a dupla de ataque da Libertadores, Sobis e Fernandão. O titulo inédito conquistado em 2006 recebeu um capítulo especial na obra, que traz estampada na capa o capitão do time levantando a taça.

Protagonistas da história nas páginas de três livros

No dia seguinte, 31 de outubro às 17h30, a atração será o lançamento da biografia de Protasio Alves, médico e entusiasta da educação. O legado do ilustre fundador da Faculdade de Medicina da UFRGS é narrado por Maria do Carmo Campos, com colaboração de Martha Geralda Alves D’Azevedo. A obra “Protasio Alves e o seu tempo, 1859-1933” é composta por 19 capítulos e contém vasta coletânea de fotos, documentos e cartas, colhida em acervos familiares e em arquivos públicos.

O terceiro lançamento de JÁ Editores também resgata a trajetória de um importante personagem gaúcho. “Carlos Reverbel – textos escolhidos” traz uma compilação do melhor da produção do jornalista morto há 10 anos. São crônicas, reportagens, ensaios e três livros inteiros numa obra com 800 páginas. Elmar Bones e Cláudia Laitano autografam na terça-feira, 7 de novembro, a partir das 17h30.

A série de protagonistas da história do sul se encerra com o lançamento, no mesmo dia, às 18h30, do livro do jornalista Ayrton Centeno: “Roessler – o primeiro ecopolítico”. A obra de Centeno inaugura a Coleção Vidas da editora, com publicação de 20 perfis biográficos. Considerado o pioneiro do movimento ambientalista no Brasil, Roessler passou 16 anos de sua vida lutando pela preservação da natureza, em especial, o Rio dos Sinos, que fiscalizava voluntariamente pelo Ministério da Agricultura. A União Protetora da Natureza, fundada em 1955, foi precursora da atual Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, a Agapan, que muitos pensam ser a mais antiga entidade do gênero.

Editora redesenha o passado e projeta o futuro em dois lançamentos

O massacre de escravos ocorrido durante a Revolução Farroupilha (1835-1845) é o principal tema abordado pelos jornalistas Geraldo Hasse e Guilherme Kolling em “Lanceiros Negros”, que tem lançamento na quarta-feira, 8 de novembro, às 18h30. Trata-se da segunda edição do título, já que a primeira edição esgotou-se rapidamente. A partir do episódio, que até hoje provoca polêmica, a obra reconstitui a história dos regimentos formados por escravos, e mostra como fatos de um passado remoto ainda mobilizam intelectuais e ativistas.

Geraldo Hasse também autografa “Eucalipto – Histórias de um Imigrante Vegetal”, que traça a trajetória da monocultura mais debatida nos últimos anos no Estado. As plantações de eucalipto no Pampa – fato que tem gerado polêmica entre ambientalistas, indústrias e órgãos de regulamentação ambiental – são o ponto de partida da obra, que aborda a história da Economia da madeira desde o descobrimento e, em especial, sobre os cerca de cem anos de existência da planta no Brasil. O lançamento acontece na quinta-feira, 9 de novembro, às 18h30.

Inglês ‘day by day’ no livro-agenda

A professora de inglês Elisabeth Horn apresenta o livro-agenda, que ganha lançamento pelo JÁ Editores na quinta-feira, 9 de novembro, às 17h30. O ineditismo da iniciativa consiste em unir diversas maneiras de entender a língua numa publicação simples, moderna e útil, no formato de agenda. Em cada dia do ano há um provérbio em inglês e seu correspondente em português e uma regra de gramática. Também traz uma listagem de verbos irregulares e outra, de phrasal verbs, única inglês-português do mercado (relação de expressões nas quais alguns verbos ganham significados diferentes  quando combinados com preposições).

Os lançamentos da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre acontecem na Praça de Autógrafos, situada entre os prédios do Memorial do Rio Grande do Sul e do MARGS, na área que une a Praça da Alfândega às zonas Internacional e Infanto-Juvenil da Feira.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *