Jeito de ser do brasileiro ajuda o turismo

Com faturamento de 4 bilhões de dólares, o turismo alcançou a terceira posição na pauta de exportações em 2005, atrás apenas do minério de ferro e da soja. Em janeiro havia a perspectiva de que o número de turistas em visitas ao Brasil durante o ano passado somaria 5,6 milhões, um aumento de 48% em relação a 2004. Para 2006 o crescimento mínimo projetado é de 12%, índice que pode chegar a 20%, segundo estimativas consideradas realistas pelo presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), José Zuquim, reeleito para mais dois anos no cargo, ante a série de iniciativas bem sucedidas que tomou à frente da entidade. Graças ao turismo, a economia brasileira se fortalece e os empregos se multiplicam.

A indústria do turismo cresce no Brasil movida por um conjunto de fatores. A mola propulsora da engrenagem é uma série de ações desenvolvidas por órgãos públicos e privados na promoção do nosso país como destino, enquanto o Ministério do Turismo se encarrega da infra-estrutura interna, como aeroportos e ampliação dos vôos regionais. A partir de 2004, por exemplo, mais de uma dezena de escritórios da Embratur passaram a operar em grandes cidades mundiais, divulgando o Brasil. Resultado: onde  houver um congresso, uma feira turística, lá estarão representantes do setor convidando o público a conhecer nosso país ou oferecendo nossos produtos. Na segunda quinzena de janeiro, por exemplo, o Brasil era uma das 15 nações presentes à 9ª Conferência Ibero-Americana de Ministros e Empresários de Turismo, realizada em Madri, e um dos 850 expositores da Feira Internacional de Turismo realizada no mesmo período na capital espanhola.

Outro aspecto positivo é que o visitante não se decepciona com a imagem que idealiza do Brasil, através da publicidade. Pesquisas da Embratur indicam que 75% dos turistas estrangeiros apontam em primeiro lugar, como atrativos, as belezas naturais do país e o jeito de ser do brasileiro: alegre, otimista e animado, um estilo de vida que deixa o turista à vontade onde quer que esteja, seja nas praias, seja na vida noturna das grandes cidades. Afinal, a essência do turismo é diversão, e seduzidos pela alma do povo 52% manifestaram intenção de voltar ao Brasil numa próxima viagem.

Na lista de prestigiadas entidades privadas que trabalham para fortalecer o setor turístico estão a Braztoa e a Abav. Em parceria com o Ministério do Turismo, Embratur e Sebrae, a Braztoa é autora dos projetos “Excelência em Turismo” e “Descubra o Brasil”, em parceria com a Embratur, destinado à promoção comercial do turismo brasileiro no exterior, que se consolida como um dos mais importantes do trade e o maior do mercado de operadoras de turismo. O expressivo resultado de tais iniciativas contribuíram para a reeleição, em 2005, do presidente da entidade, José Zuquim.

Já Abav garante que se empenhará para que 2006 seja um ano pródigo para os negócios de turismo, como esperam todos os agentes de viagens. Temas primordiais, como a justa remuneração do agente, a regulamentação da atividade, a luta pela comissão nas tarifas da Infraero e contra as imposições da Iata são os temas que a entidade se empenhará em tornar realidade, segundo o presidente da Abav, João Martins Neto.

Wilson Müller, presidente da Câmara de Turismo do RS

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