Jornais escondem declaração que os desmente

A informação está no décimo-sétimo parágrafo da reportagem da Folha de S. Paulo sobre o depoimento de Paulo Roberto Costa, na CPI da Petrobras.
Uma reportagem, diga-se de passagem, com 19 parágrafos. Ou seja: no antepenúltimo.
É lá que surge um dado interessantíssimo.
Segundo Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, o ex-presidente Lula jamais foi informado sobre qualquer esquema de desvios na Petrobras.
O mesmo se aplica à presidente Dilma Rousseff.
“Nunca”, pontuou Paulo Roberto Costa, ao ser questionado pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF).
O ex-diretor da Petrobras também negou que Lula o tratasse como “Paulinho”, algo que vem sendo repetido à exaustão por colunistas renomados, como Elio Gaspari. “Isso é folclore”, disse Costa.
Nada disso, no entanto, pareceu relevante para os jornais da imprensa familiar.
A notícia, escondida pela Folha, foi ignorada pelo Estado de S. Paulo.
O Globo também noticiou a declaração de Costa no décimo-sétimo parágrafo de uma reportagem de página inteira, com 18 parágrafos – o penúltimo.
“Costa negou que seja tratado pelo ex-presidente Lula como ‘Paulinho’, dizendo que isso é folclore”, informa a reportagem de André de Souza e Evandro Éboli.
 Eles sabiam de tudo?
As informações prestadas por Costa ganham relevância diante dos crimes de imprensa cometidos durante a campanha eleitoral. Veja, por exemplo, antecipou sua capa e rodou com os dizeres “Eles sabiam de tudo”, entre as imagens de Lula e Dilma.
Mais do que simplesmente antecipar uma edição, Veja rodou milhões de exemplares só da capa, que foram transformados em planfletos de campanha, às vésperas e no dia da eleição.
Por isso mesmo, foi condenada a conceder direito de resposta à presidente Dilma no dia das eleições, na maior humilhação já sofrida por um meio de comunicação no Brasil.
A edição de ontem do Jornal Nacional reconheceu o erro cometido contra a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.
Na reportagem, conduzida pela repórter Cristina Serra, foi citado o trecho em que Paulo Roberto Costa afirma que jamais alertou Lula ou Dilma sobre desvios na Petrobras.
Eis a transcrição:
REPÓRTER CRISTINA SERRA: Ontem, em depoimento à CPMI, o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou que enviou um e-mail em setembro de 2009 à então ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Dilma Rousseff, comentando a recomendação feita pelo Tribunal de Contas da União de imediata paralisação de três obras da estatal, entre elas a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Mas questionado pelo deputado Izalci (PSDB-DF), Paulo Roberto Costa disse que nunca alertou Dilma ou o ex-presidente Lula sobre desvios na Petrobras.
EX-DIRETOR DA PETROBRAS/PAULO ROBERTO COSTA: “Não, nunca tivemos uma reunião em particular nem com a ministra Dilma nem com o presidente Lula sobre esse tema;, particularmente, nunca foi discutido não. Por mim, não”.
DEPUTADO IZALCI (PSDB-DF): Por que por mim não? O senhor tem conhecimento de que outros trataram disso?
EX-DIRETOR DA PETROBRAS/PAULO ROBERTO COSTA: “Eu não sei, eu não posso lhe garantir isso. agora eu, pessoalmente, nunca cheguei a conversar sobre esse tema de forma clara, transparente, nem com o presidente Lula nem com a ministra Dilma”. ( Transcrito do Brasil 247)
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Uma resposta para “Jornais escondem declaração que os desmente”

  1. Avatar de Fernando A
    Fernando A

    Eu acho bonito que o autor dessa matéria não põe o nome.
    Nunca saiu uma notícia de que o Paulo Roberto Costa afirmou que Dilma e Lula sabiam, mas sim Youssef disse isto.
    Então essa matéria simplesmente não tem relevância, esse cidadão nunca disse ter qualquer contato com os dois, quem fez a afirmação foi o outro e só ele pra desmentir o fato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *