A convite da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), que promove dois dias de debates no Fórum Social Temático (FST), o Jornal JÁ participa de uma mesa sobre alternativas emergentes na próxima quinta-feira (21).
“Queremos trazer ideias sobre formas de viabilizar resultados sem precisar esperar pelas grandes organizações, como é o caso de fazer um bom jornal sem precisar bajular anunciantes”, resume o presidente da Agapan, Leonardo Melgarejo.
Além do Jornal JÁ, que vai provocar a discussão sobre um modelo de imprensa financiado pelos leitores – caso do Dossiê Cais Mauá, totalmente viabilizado a partir de doações de pessoas físicas – participam da mesa o vice-presidente da Agapan, Roberto Rebés Abreu, que apresentará a experiência da Agência Livre para a Informação, Cidadania e Educação (Alice) e da ativista Denise Flores, que fará comentário sobre o mapeamento e plantio de árvores frutíferas em áreas urbanas.
A atividade inicia às 15 horas, no auditório do Semapi Sindicato (Lima e Silva, 280).
Biotecnologias e especulação imobiliária na pauta
Além da mesa integrada pelo JÁ, a Agapan realiza outros dois debates durante a programação do FST 2016, também no auditório do Semapi.
“Vão no mesmo rumo das soluções criativas, o que fazer com o problema do trabalho, da fome, do uso de instrumentos legais”, explica o ambientalista.
O primeiro, na noite do dia 20, discute os riscos da biotecnologia “e outros grandes problemas da humanidade causados pelo homem em seu modelo dominante”, segundo Melgarejo, com o professor Antonio Andriolli e o jornalista Najar Tubino.
Outro encontro acontece na manhã da quinta-feira (21), para discutir organizações e protagonismo social em meio à crise. Terá como proponentes o representante da Federação dos Metalúrgicos Milton Viário, o ativista Paulo Guarnieri, que fala em nome da Associação Comunitária do Centro Histórico de Porto Alegre e do Coletivo A Cidade Que Queremos.
Em sua fala, Guarnieri deve provocar o debate sobre a especulação imobiliária em áreas urbanas, abordando o polêmico projeto de revitalização do Cais Mauá, em Porto Alegre e outras iniciativas na Capital em que a população se organizou para defender o patrimônio histórico do município e suas áreas verdes.
Programação completa da agapan
Jornal JÁ participa do FST em mesa sobre alternativas emergentes
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário