Jornal JÁ recebe Prêmio de Jornalismo do Ministério Público

O jornalista Cleber Dioni Tentardini recebeu hoje pela manhã o “Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, com a série de reportagens “Patrimônio Ameaçado”, sobre a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, publicada no Jornal JÁ.
A série, agraciada com o primeiro lugar na categoria Web, tem mais de 40 reportagens e 350 fotos e ilustrações e traz uma visão ampla das três instituições que estão vinculadas à FZB, destacando o trabalho realizado no Jardim Botânico, Museu de Ciências Naturais e Parque Zoológico e os esforços do Ministério Público para evitar os prejuízos para o Estado frente ao desmonte de uma estrutura de conservação do meio ambiente, fundamental para a pesquisa científica e a conservação da biodiversidade rio-grandense.
A premiação, em sua 19ª edição, que é tradicionalmente promovida pela Procuradoria-Geral de Justiça, Associação do Ministério Público (AMP) e Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS e Associação Riograndense de Imprensa (ARI), ocorreu nas dependências externas do Palácio do Ministério Público.
Participaram o procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen; o presidente da AMP, Sérgio Hiane Harris; assim como integrantes do Ministério Público e jornalistas.
No total, 91 trabalhos jornalísticos foram inscritos, entre as categorias: Impressa, TV, Rádio, Web, Fotografia e Especial. Os vencedores receberam quantia em dinheiro e comendas, oferecidas pela Associação do Ministério Público e Escola Superior do Ministério Público.
Nesta 19ª edição, a categoria Especial do “Prêmio Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul” homenageou o jornalista Ricardo Andrade Grecellé que atuou durante 15 anos na Assessoria de Imprensa do MP e faleceu, em acidente de trânsito, em 22 de novembro do ano passado.

Os agraciados com o Prêmio Jornalismo em 2017

Falando em nome dos agraciados, o jornalista Eduardo Matos lembrou que o MP é conhecido pela atuação em diversas frentes, sempre em defesa da cidadania.
Em seguida, o presidente da AMP, Sérgio Harris, lembrou que existem dois pilares em uma democracia: um Ministério Público independente e uma imprensa livre. Segundo ele, o momento de agraciar as reportagens que melhor retrataram a atuação da Instituição mostra a importância de tais pilares na sociedade.
Por fim, o procurador-geral de Justiça destacou que a premiação serve para que o MP e a imprensa “confraternizem uma parceria que é do dia a dia”. Fabiano Dallazen recordou que a atuação do MP vai desde “a presença na área penal até fiscalizar e exigir o cumprimento de políticas públicas em diversas áreas, como a infância e juventude, idosos, entre outras”. Nesse contexto, frisou que a parceria entre MP e a imprensa é “essencial”. O PGJ destacou, ainda, que 2017 foi um ano de muito trabalho para a Instituição e que, no próximo ano, um ano de eleições e que promete ser caracterizado por dificuldades e radicalismos, o MP continuará atuando fortemente na defesa da cidadania. “2018 será um ano de responsabilidades e de muito trabalho”, finalizou sua fala.
Também estiveram presentes na cerimônia de premiação a subprocuradora-geral de Justiça de Gestão Estratégica, Ana Petrucci; o chefe de gabinete e secretário-geral, Júlio César de Melo; o promotor-assessor Cristiano Ledur; os promotores Ana Maria Moreira Marchesan, Cláudio Ari Pinheiro de Mello e Ivana Machado Battaglin, que tiveram seus trabalhos destacados nas matérias jornalísticas agraciadas com a premiação; a vice-presidente da AMP, Martha Silva Beltrame; o presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Luiz Adolfo Lino de Souza; o diretor do Departamento de Assistência Social da ARI, Ayres Cerutti; o diretor de Jornalismo da RBSTV, Cezar Freitas; o diretor do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul, Eduardo Silveira; familiares do jornalista Ricardo Grecellé, os professores universitários Luciana Kraemer e Roberto Belmonte, que orientaram os trabalhos acadêmicos laureados, além de jornalistas, servidores, representantes de entidades e acadêmicos.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *