Jornalismo também precisa de um Conselho

Redação Portal IMPRENSA | 08/12/2014 
O Coletivo Jornalistas Pró-Conselho vai promover um debate sobre a importância da criação de um organização independente da profissão. A ideia do grupo é relançar a discussão sobre o tema em novas bases, de forma ampla e autônoma. O encontro em São Paulo na noite desta segunda, 15/12, deve reunir os profissionais de imprensa favoráveis à medida.
Há dois anos, um levantamento realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina em convênio com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mostra que 72% dos jornalistas entendem que é importante ter um conselho profissional para a área. No dia 15 de dezembro, os mais de 140 mil comunicadores brasileiros poderão discutir projetos e formas de mobilização para viabilizar a ideia.
Sem nenhum vínculo partidário ou sindical, o coletivo já lançou um manifesto em abril deste ano para reunir quem apoia a iniciativa. Na ocasião, conseguiu recolher cerca de 500 assinaturas. Para o próximo ano, pretende organizar as bases programáticas da criação de um movimento nacional que tenha como norte a criação de um conselho profissional de jornalistas.
Os alicerces do projeto devem ser apreciados e avaliados na reunião. Nela, os participantes ajudaram a definir os temas que serão colocados em debate público – pela internet e num futuro encontro – para assim viabilizar uma direção provisória, na forma de um colegiado.
Serviço: “Encontro do Coletivo Jornalistas Pró-Conselho”.
Data e horário: 15 de dezembro de 2014, a partir das 19h30.
Local da reunião: Rua Japurá, 43 – Centro de São Paulo.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *