Jornalista do JÁ se identificou à BM: "Pra mim tu 'tá' junto"

Atualizada às 10:20 de 16/06.
Passava do meio-dia, o repórter do Jornal Já postava em seu perfil no facebook: “Acabo de ser preso pela Brigada Militar enquanto trabalhava cobrindo a ocupação da secretaria da Fazenda. Muita truculência com estudantes que queriam diálogo”.
Logo depois, ligou para o editor do jornal e avisou que estava sendo levado para o DECA. Minutos antes o repórter tentou sair do prédio alegando que era da Imprensa. Ouviu do capitão Trajano: “Para mim tu tá junto”
– “Estou cobrindo a pauta” respondeu. Foi ignorado
Veja o vídeo.
Depois disso o repórter ficou incomunicável pelo telefone celular. Foi autuado como manifestante. Já na 3ªDPPA onde foi encaminhado não falou mais nada seguindo orientação da advogada dos manifestantes para somente se manifestar em juízo.
Por volta das 15h45 Chaparini foi levado ao DML no Palácio da Polícia, fazer o exame de delito, foi quando foi possível que pudéssemos conversar com ele. Matheus reafirmou que a ação da Brigada Militar foi muito truculenta. “Spray de Pimenta aos montes” relatou. Enquanto eram levados Matheus registrou imagens e vídeos. Ao sair do DML Matheus disse a todos em alto e bom som: “Estava trabalhando e ganhando meu sustento e fui preso.”
Antes de ser detido na 3ªDPPA, Matheus entregou o celular para um advogada que estava acompanhando o grupo. O celular está com a família e o material está com o Jornal JÁ.
Matheus foi acusado de 4 crimes, igual aos outros ocupantes: Corrupção de menores, organização criminosa, esbulho possessório e dano ao patrimônio público.
Chaparini já foi encaminhado ao presídio central. Junto com ele estava um outro jornalista, Kevin, que fazia um documentário independente e também foi preso. Chaparini foi liberado por volta das duas da manhã desta quinta (16) e está em liberdade provisória.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

2 respostas para “Jornalista do JÁ se identificou à BM: "Pra mim tu 'tá' junto"”

  1. Avatar de guest
    guest

    Como esse ”jornalista” tem coragem de dizer que houve truculência da BM, qnd ele mesmo posta um vídeo que mostrou a paciência da BM que deu inúmeras oportunidades para evitar o conflito.
    Sem falar que a força utilizada pela BM foi extremamente moderada.
    Queria um furo de reportagem pra detonar a BM e acabou conseguindo só mostrar a excelente operação feita pela BM. rsrsrsrsrs
    Mas conseguiu o que queria, publicidade para si e para o jornal.
    A propósito, essa é a primeira e última vez que entro aqui.
    Parabéns Brigada Militar!!!!!!!!!!

  2. Avatar de fabrizio suarez
    fabrizio suarez

    por isso somente existe policiamento militar em países subdesenvolvidos.. os militares não estão nem aí para as liberdades individuais ou de imprensa.. e se os PMs matarem ou restringirem a liberdade de alguém pelos meios ilegais, sabe o q acontece? eles vão pro tribunal militar que tem as suas próprias leis, seus próprios juízes, seu próprio orçamento e é um tribunal extremamente corporativista que absolve todo mundo… policia militar tem q acabar!! ou, se não acabar, se submeter as leis civis qnd cometem crimes…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *