Jovens gaúchas inventoras do Poliway são premiadas em São Paulo

 
Criadoras do Poliway – liga cinco vezes mais resistente que o asfalto e que ainda tem a vantagem de ser mais econômico e sustentável – as gaúchas Samantha Karpe e Letícia Camargo Padilha, estudantes de Engenharia na Ulbra, venceram a categoria Revelação do 21º Prêmio Cláudia.
As raízes do Poliway remontam à época em que cursavam o Ensino Médio. Parte da motivação para o Poliway é pessoal – Samantha perdeu o avô em um acidente de carro, e ela mesma ainda guarda cacos de vidro sob o couro cabeludo, por ter sofrido uma grave colisão dentro do carro ainda pequena.
O Poliway é resultado da fusão de brita (a base de qualquer asfalto) com componentes encontrados em plástico reciclado, e dispensa o uso do piche. Nos testes de laboratório, o produto sofreu um terço da deformação do asfalto comum e aguentou cargas cinco vezes mais pesadas. Além disso, sua fabricação seria até 16% mais barata e ainda incentivaria o reaproveitamento de embalagens descartáveis.
Os troféus foram entregues na noite de terça-feira, em São Paulo, durante festa que anunciou as ganhadoras em outras seis categorias da premiação, que reconhece mulheres com projetos transformadores e de grande impacto em suas áreas.
A dupla subiu ao palco e recebeu o troféu das mãos da apresentadora Chris Flores. Samantha e Letícia não contiveram a emoção diante de quase mil pessoas que lotaram o auditório no Teatro Santander. Em seu discurso, Letícia agradeceu à revista Cláudia, uma das mais antigas do Grupo Abril, e reafirmou o compromisso do projeto do Poliway com a redução de mortes no trânsito. “Esse prêmio é em nome de estradas mais seguras, em nome de tantos jovens que perdem suas vidas em acidentes. Obrigado a vocês por acreditarem que a juventude pode salvar o mundo.”
O Prêmio Cláudia contempla sete categorias – Cultura, Trabalho Social, Negócios, Políticas Públicas, Ciências, Revelação e Consultora Natura Inspiradora (a marca é patrocinadora da iniciativa)  – sendo que três finalistas concorriam em cada uma delas. As vencedoras foram definidas por meio do voto popular no site do prêmio (www.premioclaudia.com.br) e por avaliação do júri, composto por representantes da editora Abril e um grupo de juradas notáveis.
 

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *