Lanceiros Negros retoma participação de escravos na Revolução Farroupilha

Com a primeira edição esgotada em menos de um ano, Lanceiros Negros (JÁ Editores, 144 p.) novamente será lançado na 52ª Feira do Livro, desta vez em segunda edição, revista e ampliada.

Um massacre de escravos ocorrido durante a Revolução Farroupilha (1835-1845), em Cerro dos Porongos, é o ponto de partida do livro-reportagem escrito pelos jornalistas Geraldo Hasse e Guilherme Kolling. Nesta reedição, dois novos capítulos, que atualizam o debate contemporâneo sobre o episódio.

A partir da polêmica sobre o Massacre de Porongos, ocorrido em 14 novembro de 1844, a obra reconstitui a história dos regimentos de escravos, protagonistas na maioria das guerras gaúchas do século XIX, que tiveram papel destacado na fixação das fronteiras no extremo Sul do Brasil.

O livro mostra também como estes fatos de um passado já remoto estão atualmente mobilizando intelectuais e ativistas que a partir deles pretendem redescobrir a história do negro no Rio Grande do Sul. Uma das ações defendidas pelo movimento negro do Estado é a construção de um memorial no sítio histórico onde ocorreu a batalha, hoje município de Pinheiro Machado.

A partir desta demanda da comunidades negras gaúchas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (IPHAN) está pesquisando a herança da participação dos lanceiros negros. O trabalho faz parte do Inventário Nacional de Referências Culturais.

Lanceiros Negros mostra ainda uma cronologia dos eventos guerreiros no Cone Sul, e relata a tradição do uso de lanças no pampa, desde o século 18, chegando até a Revolução Farroupilha, quando se descreve como foi feita a organização e o recrutamento dos lanceiros, e sua importância estratégica para os Farrapos. Tudo ilustrado com documentos em que chefes dos dois lados dão seu depoimento sobre esses guerreiros. O livro traz ainda um panorama da escravidão na época dos Farrapos.

Geraldo Hasse e Guilherme Kolling autografam a 2a edição de Lanceiros Negros nesta quarta-feira, 8 de novembro, às 18h30, na Praça de Autógrafos da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Serviço
Lanceiros Negros – 2ª edição, revisada e ampliada
Autores: Geraldo Hasse e Guilherme Kolling
JÁ Editores, 2006, 144 p.
Preço de capa: R$ 15,00
Preço na Feira: R$ 12,00

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *