A deputada estadual Stela Farias (PT) assumiu ontem à noite a Procuradoria Especial da Mulher, da Assembleia Legislativa do RS. O objetivo do órgão é integrar a casa aos demais organismos que trabalham para a redução da desigualdade de gênero.
A Procuradoria recebe e encaminha denúncias de violência e discriminação e acompanha a execução de programas municipais, estaduais e federais. Os trabalhos foram iniciados em 24 de junho com a participação de sete das nove deputadas estaduais.
Para a parlamentar, a iniciativa coloca o Legislativo gaúcho como protagonista institucional nas questões de gênero na sociedade. “Nós vamos trabalhar para restabelecer os Centros de Referências da Mulher, que foram desativados, e o Telefone Lilás, que já atendeu 8 mil mulheres e hoje não funciona mais”, afirmou a procuradora.
Ela citou também alguns dados que demonstram a desigualdade de gênero. No Rio Grande do Sul, as mulheres são a maioria da população, ainda assim, das 55 vagas da Assembleia, apenas 9 são ocupadas por deputadas mulheres.
O Rio Grande do Sul é o quarto estado a implantar um órgão desse tipo. As Assembleias Legislativas de São Paulo, Ceará e Pará já contam com Procuradorias da Mulher. Em Santa Catarina e Tocantins tramitam projetos neste sentido.
Legislativo gaúcho cria órgão para combater discriminação das mulheres
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa

Deixe um comentário