A mais antiga entidade ambientalista do Brasil, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), elegeu, na última sexta-feira (10), a sua nova diretoria.
Encabeçada pelo engenheiro agrônomo e ex-membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) Leonardo Melgarejo, a chapa que foi aclamada pela assembleia ordinária promete dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito por Alfredo Gui Ferreira – presidente entre 2013 e 2015 e que agora passa a ocupar o cargo de tesoureiro.
Além de Melgarejo e Ferreira, o jornalista Heverton Lacerda integra o grupo, permanecendo na cadeira de secretário-geral pelo segundo mandato consecutivo. Completam a nominata o vice-presidente, Roberto Rebés Abreu, e a segunda tesoureira, Miriam Ângela Löw.
Tanto Melgarejo como Rebés são estreantes na diretoria, algo raro na história da entidade – José Lutzenberger foi presidente durante os primeiros 12 anos de existência da Agapan e, recentemente, a professora Edi Fonseca exerceu mandato durante 5 gestões consecutivas.
“Estou muito honrado com essa confiança”, agradeceu Melgarejo que já mostrou disposição para o trabalho, sugerindo a convocação de reuniões semanais do grupo. A primeira ocorre na próxima terça-feira (14).
Desafios não faltam. Enquanto a entidade se soma à centenas de vozes nacionalmente se opondo ao projeto de lei que tramita agora no Senado Federal e que retira a obrigatoriedade de identificar nas embalagens com um T aqueles alimentos que contenham transgênicos (e, consequentemente, agrotóxicos), no Rio Grande do Sul a principal frente de batalha é em Guaíba, onde a Celulose Riograndense inaugurou sua moderna fábrica, agora investigada pelo Ministério Público por emissões irregulares de resíduos.
Internamente, o novo presidente precisará estimular o associados a participarem mais da entidade. Na assembleia que o elegeu foram apenas 20 presentes – a Agapan tem mais de mil filiados.
Leonardo Melgarejo é o novo presidente da Agapan
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
2 respostas para “Leonardo Melgarejo é o novo presidente da Agapan”
-
A AGAPAN já não é mais aquela do seu fundador,falta combatividade,falta a presença dos associados..falta garra.
-
é necessário realizarem estudos laboratorial e realmente identificar agrotóxicos como causa da microcefalia no Brasil

Deixe um comentário