Levante contra Francisco

Maria Wagner *
*Texto traduzido do jornal Die Zeit
O papa Francisco mexeu num abelheiro. Entornou o caldo e causa revolta entre cardeais e arcebispos. Suas decisões mais recentes aos católicos, principalmente a que facilita o processo de anulação do casamento, estão desagradando entre os prelados. Eles o acusam de quebrar um importante dogma da Igreja, conta hoje no jornal Die Zeit o jornalista Julius Müller-Meiningen
A paciência dos mais conservadores chegou ao limite. Estão, como se diz em linguagem bem popular, de saco cheio com esse papa e pretendem lhe dar um basta dentro de três semanas – dia 4 de outubro -, quando arcebispos católicos do mundo todo se reunirão em Sínodo no Vaticano para analisar os rumos da Igreja. O encontro será realizado em clima de guerra, já declarada: nas antessalas das cúrias circula um dossiê apresentando a lista dos pecados atribuídos a Francisco. “A máscara de Francisco caiu”, diz um alto prelado. E muitos, embora sob a proteção do anonimato, compartilham ideias agressivas contra o pontífice.
A gota que faltava para desencadear o conflito – na verdade, oposição organizada contra Francisco – é a permissão que ele deu aos católicos para uma rápida anulação do casamento, que a Igreja até aqui tratou como indissolúvel. O papa argentino tratou essa questão tomando carona no movimento neste sentido ensaiado por seu antecessor – Bento XVI – que renunciou depois de saber da existência de um complô de morte em que era o alvo, organizado por um grupo de cardeais que lhe haviam dado um prazo para deixar o trono de Pedro.
Francisco anunciou sua decisão na terça-feira desta semana. E a reação não demorou. A partir de então, a temperança e a indulgência com que pretende marcar a Igreja, ou pelo menos o seu tempo à frente dela, perderam todo e qualquer apoio dentro e fora do Vaticano. Monsenhores de várias partes do planeta estão “fora de si”.
O dossiê, de sete páginas, segundo apurado pelo repórter, já foi divulgado nas secretarias mais importantes do Vaticano, nas congregações da fé e na Secretaria de Estado. Além de apontar os pecados do papa – entre eles não dar atenção aos problemas relacionados à Teologia, decidir tudo sem ouvir a opinião dos cardeais e ignorar os conselheiros jurídicos da Santa Sé –, os insatisfeitos pedem que a simplificação do processo de anulação do casamento seja juridicamente descosturada. Ou seja, querem que tudo volte ao que era. Os cardeais temem que, ao mexer num dos dogmas fundamentais, toda a estrutura doutrinária da Igreja venha abaixo.
Em 2012, em resposta a um casal brasileiro que pedia uma palavra dele sobre o sofrimento dos católicos divorciados, Bento XVI respondeu, em transmissão feita pela RAI: “São amados, não estão de fora, são aceitos e vivem plenamente na Igreja. Eles podem se alimentar espiritualmente da Eucaristia, estando presentes à comunhão. Os divorciados que voltam a se casar podem oferecer seu sofrimento como um dom à Igreja”. Em 2013, quando renunciou, um raio caiu sobre o Vaticano. Francisco vai resistir ou, como seu antecessor, será mais um refém nos jardins do Vaticano? Haverá outro raio na Santa Sé?

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

2 respostas para “Levante contra Francisco”

  1. Avatar de Luiz Carlos Zanoni
    Luiz Carlos Zanoni

    A bispaiada em pé de guerra. rsrsrs
    Tão se matando cachorrada…
    Que fechem a porquera e distribuam o ouro roubado para os pobres do mundo, aí quem sabe eu tenha um pouco de respeito por esses bandidos…

  2. Avatar de Gringani Crestani
    Gringani Crestani

    Como ex-seminarista só tenho a dizer que mesmo o progressismo do atual papa me faz retornar ao credo. Tanto mais sei das religiões, menos respeito aos seus atuais representantes. Assim como Carol Voytyla andava de braços dados com Ronald Reagan, Eduarco CUnha usa Igrejas Fundamentalistas para lavar dinheiro. Cristo não merece que estes pulhas usem seu nome em vão! Qual é a diferença entre fundamentalistas Evangélicos, Católicos, Judeus ou Muçulmanos? Coincidem todos com o que se espera da Besta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *