A Editora Libretos, de Clô Barcelos e Rafael Guimarães, chega à sua 15a. Feira do Livro de Porto Alegre com nove lançamentos.
Confira a os lançamentos da Libretos com apresentação da editora:
01 nov – “Vaca Azul é Ninja em uma Vida entre aspas”, de Jéferson Assumção
15h15 – Bate-papo sobre o livro com o autor e Gabriela Silva, na Tenda de Pasárgada.
17h – Autógrafos do livro, na Praça Central
Livro apresenta com humor alegoria do intelectual contemporâneo. Esta narrativa literária com ares de história em quadrinhos, com muitas situações divertidas, trabalha com o alegórico parodiando ainda clássicos da Filosofia e da Sociologia. A Vaca Azul é Ninja, personagem surrealista e iconoclasta do autor, é uma representação irônica de um tipo de intelectual em crise no nosso tempo.
02 nov – Entre a Neve e o Deserto(Libretos), de Gisela Rodriguez
14h15 – pocket show de voz e violão, com intervenções musicais e trechos do romance com Gisela Rodriguez e Ed Lannes, na Tenda de Pasárgada.
16h – Autógrafos na Praça Central
O romance de Gisela Rodriguez, Entre a neve e o deserto, retrata a jornada de três jovens que mergulham em uma trip literária e existencial, tendo como bússola os textos de seus heróis, os escritores malditos Arthur Rimbaud, Jack Kerouac, e Gregory Corso, entre outros.
03 nov – Dora (Libretos – selo Poche – livros de bolso), de Meire Brod
14h – um bate-papo sobre a relação mãe e filha e a construção da identidade feminina na literatura com Luisa Geisler e a autora de Dora, Meire Brod, na Sala Oeste do Santander Cultural
16h – Autógrafos na Praça Central
Novela ficcional que aborda o relacionamento entre mãe e filha, que ora é intercalado de admiração mútua e, em outras vezes, tão conturbado e dolorido como pode ser o universo de sentimentos que envolvem duas gerações diferentes. Porém, a autora extrapola os limites da ficção quando mergulha nos manuscritos da própria mãe que os escreveu há anos, para refazer, ela mesma, a história que imaginou por conta própria.
04 nov – Escritos de Alfabetização Audiovisual (Libretos Universidade), organizado por Maria Angélica dos Santos e Maria Carmen Silveira Barbosa
14h30 – Mesa Cinema e Educação: Programa de Alfabetização Audiovisual promove a produção e reflexão sobre cinema em sala de aula, no Auditório Barbosa Lessa (CCCEV)
16h – Autógrafos coletivos no Memorial RS
O cinema na sala de aula sobre Alfabetização Audiovisual no âmbito da escola pública, na qual serão apresentadas ações e resultados do Programa de Alfabetização Audiovisual (MEC/UFRGS/PMPA). Esse programa visa promover o acesso de estudantes da rede pública de ensino à produção e à reflexão sobre audiovisual.
12 nov – Coligay -Tricolor e de todas as cores (Libretos), de Léo Gerchmann
16h – Bate-papo sobre o livro com o autor do livro Léo Gerchmann, Volmar Santos – fundador da Coligay e Gustavo Andrada Bandeira, doutorando em educação pela UFRGS e estuda a masculinidade nos estádios de futebol, na Sala Santander Oeste.
18h – Autógrafos na Praça Central
O jornalista Léo Gerchmann resgatou a história da Coligay, uma torcida organizada só de homossexuais, que enfrentou o conservadorismo da época, em plena ditadura militar, de 1977 a 1983.
13 nov – O Mistério do Oito Deitado(Libretos), de Daniela Echevenguá Teixeira
14h – Contação com a autora e apresentações de imagens do livro, na Sala de vídeo da Biblioteca Moacyr Scliar, na área infantil.
15h – Autógrafos na Praça Central
O livro destina-se a leitores curiosos e é um convite a uma viagem pelo universo
A partir de um número oito desenhado no papel, a autora começará a sua viagem pela imaginação das crianças, levando os pequenos para uma época em que o tempo era medido pelas ampulhetas, com as quais os piratas regulavam as tarefas nos navios. O universo também será apresentado para as crianças e elas vão descobrir que tanto os incas quanto os poetas têm um profundo respeito pelo universo e que os astronautas vão utilizá-lo como seu campo de trabalho. É no universo também onde estão os satélites e onde acontece o milagre das comunicações no mundo hoje. O universo é um tema que fascina adultos e crianças.
14 nov – A criação da Terra e do Homem – releitura da história e mitologia yorubá(Libretos), de Onà Artero
15h15 – Encontro da Literatura com a Capoeira com o autor Onà Artero e Mestre Cabeça, na Tenda de Pasárgada. O autor faz um bate-papo com o Professor Cabeça, com apresentação de capoeira mirim, este misto de dança-luta e religião que tem suas bases na cultura afro.
17h – Autógrafos na Praça Central
No livro Onà Artero reconta e desenha a lenda Yorubá sobre a criação do mundo. A África é a origem e o berço da civilização e, segundo o autor, é necessário resgatar sua história, suas concepções filosóficas, políticas e culturais. Os desenhos, feitos por Onà podem ser preenchidos e coloridos. O texto é adequado a todas as idades. Os retratos dos orixás, pintados a óleo, foram publicados no verso das capas. O livro é uma referência para a capacitação de professores na exigência prevista na Lei 10.639, que torna obrigatório o ensino sobre as etnias em salas de aula dos anos do Fundamental e Médio.
14 nov – Pão & Circo – Textos, roteiros e argumentos para o Picadeiro (Libretos), de Dilmar Messias
19h15 – O autor Dilmar Messias apresenta um Clown literário. O Nada é um divertido monólogo onde o cômico alemão Franz Fertig desafia a tolerância da plateia. Franz é uma figura remanescente de dois espetáculos em que teve fundamental participação: Certo Dia Numa Estação de Rádio, do cômico alemão Karl Valentim, e Tangos e Tragédias. A personagem percorreu caminho próprio, conservando apenas alguns tênues traços do modelo, brincando com o humor alemão.
20h – Autógrafos na Praça Central
Dilmar Messias – autor, dramaturgo e diretor de teatro – apresenta sua obra, concebida para o picadeiro, editada em forma de textos, roteiros e argumentos. Constam do livro os seguintes trabalhos de Dilmar: Cyrano nas Nuvens, O Mundo da Lua, Cabaré, Misto Quente, Gran Circo Irmãos Siqueira – Circo Mágico, Pão & Circo e Circo Eletrônico. O livro, que apresenta diversas fotos das montagens realizadas pelo Circo Girassol, criado por Dilmar Messias há 15 anos, traz ainda um glossário da linguagem do palco/picadeiro e instrumentos de cena.
Durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre a Editora Libretos estará presente na Praça da Alfândega, na banca nº 62 – localizada na Sete de Setembro próximo à Rua Capitão Montanha.
NOTA DO EDITOR:
Este espaço está aberto às editoras para divulgação de seus lançamentos durante a 60a.Feira do Livro de Porto Alegre.
Feira do Livro: Libretos anuncia nove lançamentos
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Deixe um comentário