Limite: antológico filme brasileiro tem exibição única em Porto Alegre

Cena do filme Limite, que sera exibido em sessão única na quarta-feira, 17 (Divulgação)

Naira Hofmeister
O Santander Cultural exibe nesta quarta-feira a única sessão de Limite, filme de Mário Peixoto que é considerado um marco do cinema brasileiro, reconhecido internacionalmente como o representante da avant-garde tupiniquim. O evento homenageia os 75 anos da obra – lançada em 1931, no Cinema Capitólio, no Rio de Janeiro, onde foi aclamada por críticos como “a mais bem sucedida experimentação de cinema-poesia na história nacional”.
O longa não foi um sucesso de público – teve poucas exibições na época. Depois, acabou relegado a circuitos alternativos. A sessão que acontece em Porto Alegre, na próxima quarta-feira, 17, é uma rara oportunidade de ver o filme.
Tanto que há uma programação especial para este grande momento. Como preliminar, de segunda a quarta desta semana o Santander apresenta o documentário Onde a Terra Acaba, de Sérgio Machado, que tem como objeto a vida e a obra de Mário Peixoto. O legado desse autor, aliás, é pouco conhecido, tanto pelos mistérios de sua biografia como pela pouca divulgação que seu único filme finalizado teve.
Limite dialoga com o desespero e a angústia diante da tragédia. É também um texto sobre a resistência, a capacidade de luta, a garra pela vida, mesmo quando a morte é iminente e inevitável. Entre os personagens, o traço mais marcante dessa resistência é a memória dos que vivem do passado, mesmo que este se constitua de fracassos e infelicidade.
A trama foi escrita em uma única noite, após Peixoto ter sido seduzido pela imagem de um rosto feminino, que à sua frente tinha as mãos de um homem atadas por algemas. A figura foi capa da revista francesa VU em 1929, que Peixoto conheceu durante sua estadia em Paris.
Obra única
Mesmo com as reverências prestadas à Limite, Mário Peixoto nunca mais conseguiu concluir outra obra. Em 1959, os negativos da última cópia do filme encontravam-se completamente deteriorados e coube à Plinio Süssekind e Saulo Pereira de Mello, iniciarem sua recuperação, que só foi finalizada em 1971.
Toda essa mística em torno de Limite é revelada parcialmente no documentário Onde a Terra Acaba, de Sérgio Machado, que recebeu o prêmio de Melhor Filme do Júri no Festival de Gramado em 2002. O filme, produzido por Walter Salles, tem o mesmo título da produção que Peixoto abandonou em 1932, no meio das filmagens, após brigas com a atriz e produtora Carmen Santos.
O filme traz imagens raras e cenas de bastidores de Limite, alguns fragmentos de Onde a Terra Acaba e depoimentos de Peixoto, colhidos por Ruy Solberg para outro trabalho, O Homem do Morcego.
Os dois filmes terão sessões comentadas. Onde a Terra Acaba terá debate conduzido por Aparecida do Carmo Frigeri Berchior, professora de literatura brasileira e diretora acadêmica da FAFIBE (São Paulo), que teve o autor como temática de seu doutorado, além de ser autora de vários artigos sobre o cineasta.
Limite será comentado por Michael Korfmann, professor do Instituto de Letras da UFRGS, responsável pela criação e manutenção do site www.mariopeixoto.com e de grupos de estudos sobre a obra prima de Peixoto e sua colaboração literária. É também editor do livro em inglês Ten contemporary views on Mario Peixoto’s Limite, lançado na Alemanha em janeiro de 2006. A mostra é iniciativa do Instituto de Letras – UFRGS, com apoio do Goethe-Institut e Arquivo Mario Peixoto (RJ) e do Santander Cultural.
Programação mostra especial Limite 75
15 de maio – segunda-feira

15h, 17h e 19h – Onde a terra acaba, de Sérgio Machado
16 de maio – terça-feira
15h, 17h e 19h – Onde a terra acaba, de Sérgio Machado
Sessão Comentada com Aparecida do Carmo Frigeri Berchior
17 maio – quarta-feira
15h e 17h – Onde a terra acaba, de Sérgio Machado
19h – Limite, de Mario Peixoto
Sessão Comentada com Michael Korfmann

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *