Obra conta passo a passo a construção do Parque Eólico de Osório (Reprodução)
Será lançado em janeiro o livro “A Revolução Eólica”, do jornalista Geraldo Hasse. O livro conta passo a passo a construção do Parque Eólico de Osório, o maior do gênero na América Latina, e mostra como essa obra se insere num ciclo de desenvolvimento de energias alternativas no país.
Com passagem pelas principais redações brasileiras, Hasse, de 59 anos, se mudou para Osório no final de 2005, quando se iniciava a construção do parque de Osório. Ele acompanhou a obra fazendo a cobertura do seu andamento no “Diário dos Ventos”, uma série de reportagens publicadas no site do Jornal JÁ (www.jornalja.com.br).
Geraldo Hasse mora em Osório e acompanhou a instalação da usina (Foto: Gaia Hasse/JÁ)
O jornalista retoma também experiências anteriores para descrever a luta no país pela independência energética e, principalmente, a busca de fontes alternativas, das quais a energia eólica se tornou um símbolo.
O livro também relata a histórica luta dos moradores da Osório e região com o vento, constante incômoda que hoje se torna motivo de otimismo e esperança no município. Com 250 páginas, fartamente ilustradas com fotos, desenhos e mapas coloridos, a “Revolução Eólica” traz também um breve histórico das principais empresas que participaram do empreendimento pioneiro.
Deixe um comentário