Lojistas aprovam projeto Portais da Cidade


Os lojistas almoçaram e tiraram dúvidas sobre a iniciativa (Foto: Divulgação/JÁ)

Carla Ruas

Em reunião-almoço nesta quarta-feira, 23 de outubro, a Prefeitura de Porto Alegre apresentou o projeto Portais da Cidade aos representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre. O encontro aconteceu na sede da entidade, no Centro, e teve um resultado positivo. Os lojistas aprovaram a iniciativa, que deve ser implantada em 2007.

Segundo o presidente da entidade, Vilson Noer, o grupo queria se interar das mudanças e verificar se prejudicam ou beneficiam as lojas do centro. Para ele, é  um projeto rico e ousado, mas a categoria está “entusiasmada para qualificar o Centro”. A única dúvida que permanece é referente ao tráfego de pessoas e o acesso ao comércio. “Ainda é uma questão em aberto. Queremos ver na prática como vai funcionar”.

O secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Clóvis Magalhães, admite que a recepção favorável dos lojistas é surpreendente. “Nós asseguramos que as pessoas vão continuar chegando no Centro e que vai aumentar a qualidade do bairro”. Magalhães afirma que a “ambiência” do Centro vai melhorar para os clientes, através de acessibilidade, conforto e segurança.

O secretário da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Luiz Afonso Senna, diz que o projeto vai diminuir os níveis de poluição e o tempo de espera e deslocamento dos usuários do transporte coletivo. A implantação da iniciativa terá apoio privado e acontece a partir do próximo ano.

O Portais da Cidade prevê a construção de três “portais” para as linhas de ônibus que hoje vão até o centro da cidade – terminal Cairu, terminal Azenha e terminal Largo Zumbi Açorianos. Será criada uma linha especial circular, racionalizando a circulação do transporte coletivo na área central.  Está prevista, também, a construção de túneis nas imediações da Rodoviária (Conceição / Júlio de Castilhos / Mauá) e na Borges de Medeiros com Salgado Filho.

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *