Desde que assumiu o Palácio Piratini, em janeiro deste ano, o governador José Ivo Sartori tomou uma série de medidas referentes à Secretaria do Meio Ambiente que levou os servidores da Fundação Zoobotânica RS a acreditar que a ideia de extinguir a FZB começou a ser formatada ainda em 2014, durante a campanha eleitoral. Nunca tornado público, no entanto.
A primeira medida ocorreu no dia da posse do novo governo. E seguiram-se outras ações até resultar no Projeto de Lei nº 300 /2015, enviado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na semana passada pelo Executivo. O PL autoriza a extinção da FZB e a rescisão de todos os contratos de trabalho dos empregados, com imediato pagamento dos seus respectivos direitos rescisórios, e dos contratos emergenciais ainda vigentes. Determina ainda que “os servidores cedidos à Fundação retornarão aos seus órgãos ou entidades de origem.” E que, extinta a Fundação, “todos os seus bens reverterão ao patrimônio do Estado.”
Histórico das ações do governo
1º/01/ 2015 – Publicada Lei nº 14.672 – Altera a Lei nº 13.601 de 1º de janeiro de 2011, que dispõe sobre a estrutura administrativa do Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul. Na Seção XV, o nome da SEMA é modificado para Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e não inclui as suas vinculadas: Fepam e FZB.
02/01/ 2015 – Publicado Decreto Estadual nº 52.230 – Adota medidas de contenção no âmbito da Administração Direta, Autarquias e Fundações do Estado. Neste Decreto, entre outras medidas estão a proibição de contratação de terceirizados, o que está prejudicando o serviço de segurança no Jardim Botânico e Parque Zoológico (onde já ocorreram furtos, o que ocasionou a falta de água em alguns recintos de animais e recentemente o roubo do cobre com a receita de aproximadamente R$10.000,00).
23/01/2015 – “Uma das primeiras ações da secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, foi integrar os setores jurídicos da Fepam, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e da própria Secretaria – atendendo a uma orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que, numa reunião com a titular da pasta, sugeriu a “padronização e integração de setores importantes da Pasta e da Fepam”. Além disso, a Secretaria passa a ter um membro da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Andrea Flores Vieira, para encaminhar as demandas jurídicas.
28/01/2015 – “Grupo estuda extinção de fundações, sociedades de economia mista e autarquias do Estado – Desgaste político, eventuais passivos trabalhistas e até necessidade de plebiscito podem dificultar iniciativa.”
05/02/2015 – A Comunicação Social da FZB também foi centralizada no prédio da SEMA. A transferência do funcionário não foi oficializada em nenhum documento. O Diretor Administrativo também é apenas um para as três Instituições (SEMA, FZB e FEPAM) e fica centralizado no prédio da SEMA.
31/03/2015 – A possível concessão do Zoológico foi noticiada na mídia, sem que os técnicos fossem consultados ou informados. Declarações do vice-governador José Carlos Cairoli, dão conta de que já existe uma empresa interessada em assumir a unidade, que gera “prejuízos que têm de estancar”. “Já tem interessado, uma empresa daqui, do Rio Grande do Sul”, garantiu Cairoli.
03/06/2015 – Publicado Decreto Estadual nº 52.388 que institui o Programa de Reorganização, Aperfeiçoamento e Promoção da Eficiência da Administração Publica Estadual (PRAE). No Conselho Gestor do PRAE é presidido pelo Secretário-Geral de Governo e integrado pelos titulares dos seguintes órgãos: Casa Civil; Secretaria da Fazenda; Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional; Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos e Procuradoria Geral do Estado. No artigo 2º entre os objetivos do PRAE destaca-se: “…a extinção ou a reorganização, sob as formas admitidas em lei, de órgãos e de entidades do Estado cujas atividades estejam sendo exercidas de modo concorrente, ou que possam, por sua natureza, ser incorporadas por outras já existentes…”
06/07/2015 – Somente nesta data foram nomeados os Diretores do Museu de Ciências Naturais e do Parque Zoológico. Portaria nº 2932/2015.
07/07/2015 – Foi revogada Portaria nº 2932/2015, da nomeação do Diretor do Museu de Ciências Naturais. DOU, 09/07/2015
Plano de extinguir FZB foi omitido na campanha eleitoral de 2014
Escrito por
em
Adquira nossas publicações
texto asjjsa akskalsa
Comentários
Uma resposta para “Plano de extinguir FZB foi omitido na campanha eleitoral de 2014”
-
A fundação zoobotânica do estado do estado do Rio Grande Do Sul é, sem sombra de dúvida, uma das mais importantes instituições de pesquisa do brasil!
privatizar ou extinguir a fzb ofende mortalmente a dignidade de todos! nós gaúchos não vamos perdoar jamais tal ato de barbárie!
senhores deputados, lembrem-se de que nós gaúchos voltaremos às urnas…

Deixe um comentário