Memória preservada: 1,5 milhão de páginas do Correio do Povo serão digitalizadas

Na próxima semana iniciam os trabalhos de digitalização do acervo do jornal Correio do Povo. No segundo andar do prédio da esquina da Caldas Junior com a Rua dos Andradas, estão guardados 120 anos de história do jornal, desde a edição de número um, em 1º de outubro de 1895. São mais de 1,5 milhão de páginas de jornal que serão scaneadas e transformadas em arquivos pdf. A iniciativa é uma parceria do jornal com a Celulose Riograndense (CMPC). Os trabalhos devem estar concluídos em vinte meses.
O diretor de Relações Institucionais e Marketing da CMPC, Francisco Bueno, destacou a importância de se ter o acervo analógico, em papel, mas recordou que sempre há o risco de catástrofes naturais, incêndios e acidentes. Além disso, a digitalização torna o material mais acessível.
“O acervo do Correio do Povo é a própria história do Rio Grande do Sul, pois a empresa jornalística foi fundada apenas seis anos após a Proclamação da República e próximo à Abolição da Escravatura. O investimento na digitalização do acervo do CP, é um backup, uma garantia de que essa memória será preservada e, também, a possibilidade de que esteja acessível a todos, especialmente aos estudantes”, afirmou Bueno.
O processo de digitalização será executado pela Doc Digital. A empresa digitalizou os acervos de Moacyr Scliar e Caio Fernando Abreu em parceria com o Delfos – Espaço de Documentação e Memória Cultural, da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Adquira nossas publicações

texto asjjsa akskalsa

Comentários

2 respostas para “Memória preservada: 1,5 milhão de páginas do Correio do Povo serão digitalizadas”

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Magnífica iniciativa do CP, resgatando a memória viva de nosso Estado, Porto Alegre e pais. Parabéns!!!!!!
    Paulo Fernando Villas-Bôas Meneghini

  2. Avatar de Diniz Blaschke
    Diniz Blaschke

    e como é possível consultar edições antigas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *